A Policlínica de São José de Ribamar completou um mês de funcionamento e já contabiliza resultados positivos. Nos primeiros 30 dias de atividade da nova unidade de saúde, mais de 9 mil atendimentos foram realizados, entre consultas e exames. Isso significa maior qualidade de vida para a população, que agora conta com oito especialidades médicas, serviços de laboratório, tomografia, ultrassonografia, e raio-X, além de uma sala de fisioterapia adulto e infantil, que foi ampliada com o recurso destinado pela Maranhão Parcerias (Mapa) à Secretaria de Estado da Saúde (SES).
A sala recebeu mais equipamentos e, agora, tem capacidade para atender até 64 pacientes diariamente. Um deles é o marido da diarista Carlene Serra Sousa, que sofreu um AVC isquêmico há 8 meses e, por conta disso, necessita de cuidados, incluindo sessões de fisioterapia.
“Meu esposo sofreu um AVC isquêmico e, por esse motivo, está acamado. Eu não tenho condições financeiras para pagar fisioterapia, então, esse espaço aqui na Policlínica surgiu em boa hora. Nós estávamos necessitando de um local como esse. Pra mim, aqui está sendo excelente, o espaço é amplo, a gente tá sendo muito bem atendido por bons profissionais”, afirmou.
Durante a entrega da unidade de saúde, feita pelo governador Carlos Brandão em abril, o presidente da Mapa, Cassiano Pereira Junior, assinou o termo de doação em que a empresa pública destinou recursos financeiros, vindos da parceria com a iniciativa privada com os camarotes instalados no circuito Litorânea, no Carnaval do Maranhão 2024. O valor está sendo utilizado em políticas públicas de saúde, começando com a ampliação da sala de fisioterapia da Policlínica.
O projeto piloto, realizado por meio de um Termo de Permissão de Uso (TPU), permitiu a cessão de duas áreas na Avenida Litorânea, durante os cinco de folia. Duas empresas, que tiveram suas inscrições deferidas e seguiram os critérios estabelecidos em edital, instalaram os camarotes e realizaram suas operações internas. Em contrapartida, 25% do lucro líquido das empresas (venda de acessos, consumação, entre outros) foram destinados às políticas públicas de saúde.
Para Cassiano Pereira Junior, o resultado da parceria público-privada mostra como é possível melhorar a qualidade de vida dos maranhenses por meio de projetos como esse.
“Para nós é muito gratificante ver que o recurso arrecadado por meio do projeto pioneiro dos camarotes no Carnaval 2024 está sendo bem aplicado em políticas públicas de saúde. Iniciativas como essa permitem que mais pessoas tenham acesso ao atendimento com qualidade, respeito e atenção. E essa é uma orientação do nosso governador Carlos Brandão, que por meio das parcerias com o setor privado, possamos trazer mais desenvolvimento para o nosso estado, mas sem deixar de lado o cuidado com quem mais importa: os maranhenses”, afirmou.
Para a aposentada Francisca de Jesus, a parceria com a iniciativa privada no Carnaval do Maranhão 2024 foi uma excelente iniciativa e a população só tem a ganhar.
“Essa parceria que fizeram foi para o nosso bem-estar, para ajudar a população que tanto necessitava de uma Policlínica como essa aqui. Eu estou com um problema seríssimo de saúde e nunca tinha conseguido ter essas sessões de fisioterapia. Glória a Deus porque agora eu consegui, vim aqui, marquei e estou fazendo. O acolhimento é ótimo, o atendimento é muito bom. Essa é a terceira sessão que eu estou fazendo e estou me sentindo muito bem. Se houvesse mais parcerias como essa em prol da saúde seria muito bom”, destacou.
Resultados positivos
Além do recurso destinado às políticas públicas de saúde, o projeto pioneiro dos camarotes gerou 800 empregos diretos e indiretos durante o período carnavalesco e movimentou cerca de R$ 4 milhões diretamente e R$ 3 milhões indiretamente, por meio de serviços como motoristas de aplicativo, vestuário, alimentação, cuidados pessoais e fantasias.
Mín. 25° Máx. 27°