Sábado, 23 de Novembro de 2024
28°

Tempo nublado

Salvador, BA

Tecnologia Amazonas

CEST/UEA e Laboratório de Robótica de Tefé lançam Projeto Robótica Itinerante no município

Serão apresentados conceitos básicos de montagem, programação e funcionamento de robótica, inicialmente para alunos do 6º ao 9º ano.

08/04/2022 às 16h10
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

Serão apresentados conceitos básicos de montagem, programação e funcionamento de robótica, inicialmente para alunos do 6º ao 9º ano.

Com o objetivo de apresentar o Programa Robótica Educacional nas escolas das zonas rural e urbana no município de Tefé (distante 522 quilômetros de Manaus), o Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas (CEST/UEA) lançou o Projeto Robótica Itinerante, buscando ensinar alunos com um novo método de aprendizado, a partir do uso de elementos de robótica como recurso pedagógico.

Dessa forma, serão apresentados conceitos básicos de montagem, programação e funcionamento de robótica, inicialmente para alunos do 6º ao 9º ano, com o objetivo de estimular o interesse e a participação no Programa Robótica Educacional do Laboratório Municipal de Robótica de Tefé.

Sobre o projeto

O projeto conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Tefé e Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, sendo ainda uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura. Além disso, o projeto tem a parceria do CEST/UEA, com a participação de três alunas de graduação que fazem pesquisas no Laboratório de Robótica. As bolsistas aplicarão questionários com os alunos e realizarão observações diárias, para caracterizar os participantes e mensurar o nível de aprendizado de Ciências e da Robótica como ferramenta pedagógica.

Continua após a publicidade

Metodologia

O método utilizado na Robótica Educacional com os processos de ensino e aprendizagem é mediado pelos professores do Laboratório e pelas bolsistas. Além disso, participam do projeto a comunidade, líderes e coordenadores, para o melhor andamento das atividades e alcance de objetivos. Assim, é possível utilizar as tecnologias de informação e comunicação como uma ferramenta lúdica de ensinar e aprender, capaz de desenvolver habilidades e competências distintas, articular o conteúdo curricular de outra maneira, transformar as relações entre os professores, alunos e as tarefas escolares.

Coordenação

O principal coordenador do projeto é o biólogo Luzivaldo Castro dos Santos Júnior, formado pelo CEST/UEA e Mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Atualmente, Luzivaldo é coorientador das três bolsistas envolvidas no projeto e também pesquisador no Grupo de Pesquisa Educação e Saúde da UEA.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários