Evento acontece em maio, com o intuito de dialogar sobre questões ambientais e apresentar trabalhos desenvolvidos pela EMA/UEA ao longo de 14 anos de existência
Nos dias 26 e 27 de maio, estudantes, professores e pesquisadores se reunirão para uma troca de conhecimentos e vivências durante o I Workshop da Escola de Meio Ambiente (EMA) – Plantando Ideias para a Valorização da Vida. O evento conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e acontecerá na Escola Normal Superior (ENS) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com a realização de palestras e oficinas voltadas para questões ambientais.
A iniciativa recebe fomento da Fapeam, por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), edital Nº05/2021, e tem como público alvo alunos e professores da educação básica ao ensino superior. As inscrições podem ser feitas de forma online por meio do site (site).
De acordo com a coordenadora do projeto, Ieda Batista, as atividades do workshop ocorrerão em formato híbrido, com transmissão virtual para todo o Brasil por meio do YouTube. O intuito é divulgar atividades realizadas ao longo de mais de uma década pela EMA e promover um espaço de discussão, reflexão e sensibilização em relação às questões de preservação da floresta.
“Talvez hoje, mais do que nunca, isso seja fundamental porque o planeta já dá sinais, já dá respostas, que determinadas ações predatórias serão muito definitivas. É necessário que a gente tenha uma geração formada com esse intuito, de pensar em um mundo mais sustentável e pensar em todos os âmbitos, do global ao local”, destaca Ieda.
Ao longo de dois dias, os participantes contarão com 12 horas de atividades, sempre das 8h às 18h. Pela parte da manhã serão realizadas palestras e mesas redondas para debater assuntos como desmatamento, educação ambiental e a trajetória da Escola do Meio Ambiente. À tarde, serão ministradas oficinas que levarão aos estudantes conhecimentos sobre métodos de capacitação e uso de tecnologias para a conservação do meio ambiente. A programação completa poderá ser conferida nas redes sociais da EMA (rede social).
A consolidação das atividades acontecerá com o lançamento do livro “Escola do Meio Ambiente – Trajetória histórica e contribuição à Educação Ambiental”. Este material apresenta à toda a comunidade o contexto histórico da Escola de Meio Ambiente e as contribuições para a Educação Ambiental por meio de atividades desenvolvidas ao longo dos 12 anos de existência do projeto.
“A ideia do livro que está sendo desenvolvido é trazer um pouco da trajetória desse projeto, projeto escola do meio ambiente, falar dos desafios, de como ele foi sendo construído e trazer também os relatos de experiências de alunos, ex-alunos, professores, pessoas que contribuíram ao longo desse tempo para que a escola do meio ambiente se consolidasse e trouxesse hoje essa alternativa pra gente estar pensando na educação ambiental no âmbito da licenciatura”, pontua a coordenadora.
Continua após a publicidadegoogle.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0
O Parev apoia a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) contribuindo assim com a promoção do intercâmbio científico e tecnológico no estado.
Mín. 23° Máx. 26°