Domingo, 24 de Novembro de 2024
23°

Chuva

Salvador, BA

Assistência Social Tocantins

Equipes do Governo do Tocantins participam de capacitação para atuação em Rede dos Conselhos Tutelares

Objetivo é promover um acréscimo de conhecimento inerente aos trabalhos, frente aos direitos violados, além de um alinhamento com a Rede de Serviços dos municípios pactuados com o Creas Regional Centro Leste

11/02/2022 às 12h20
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Objetivo é promover um acréscimo de conhecimento inerente aos trabalhos, frente aos direitos violados, além de um alinhamento com a Rede de Serviços dos municípios pactuados com o Creas Regional Centro Leste - Foto: Setas/Governo do Tocantins
Objetivo é promover um acréscimo de conhecimento inerente aos trabalhos, frente aos direitos violados, além de um alinhamento com a Rede de Serviços dos municípios pactuados com o Creas Regional Centro Leste - Foto: Setas/Governo do Tocantins

Equipes do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Família Acolhedora, participam, desde essa quinta-feira, 10, até esta sexta-feira, 11, em Novo Acordo, da palestra com o tema "A atuação em Rede dos Conselheiros Tutelares”. As palestras são ministradas por representantes do Ministério Público Estadual e dos Conselhos Tutelares.

“A capacitação é de suma importância para as equipes do serviço regionalizado por promover um acréscimo de conhecimento inerente aos trabalhos, frente aos direitos violados, além de um alinhamento com a Rede de Serviços dos municípios pactuados com a o Creas Regional Centro Leste, primando pela melhoria dos modelos de referência, contrarreferencia e demais devolutivas pertinentes aos usuários do Sistema SUAS”, afirma a gerente da Proteção Social Especial da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Canilda Cruz.

São abordados na capacitação: Atribuições do Conselho Tutelar; Direitos, deveres, vedações, impedimentos, suspeição; Competência Territorial; Perda e vacância do cargo; Aplicação da medida de proteção e o seu acompanhamento; O poder de requisição do Conselho Tutelar; Conselho Tutelar e sua relação com as políticas públicas e o orçamento público; Conselho Tutelar e sua interface com o Sistema de Justiça; O Conselho Tutelar e o Poder Executivo Municipal: autonomia e controle; Relação Ctx Escola, evasão escolar (contexto pandemia); Funcionamento e rotinas administrativas - reuniões colegiado; Agentes de Proteção; Protocolos, registros e relatórios, SIPIA; Medidas socioeducativas e a relação com as medidas protetivas; Crimes e infrações administrativas previstos na Lei 8.069/90; Crianças e adolescente vítimas e testemunhas de violência – como o Conselho Tutelar deve proceder- Lei 13431/17 e Decreto 9603/18; Resolução 170 Conanda; Fluxos de atendimento; Natureza Jurídica do Conselho Tutelar; Lei Menino Bernardo e Disque 100.

Serviço

Continua após a publicidade

O Governo do Estado do Tocantins coordena os serviços do Creas Regionalizado Região Centro Leste, que atende os municípios de Aparecida do Rio Negro, Novo Acordo, São Felix do Tocantins, Santa Tereza do Tocantins, Lagoa do Tocantins, Silvanópolis, Ipueiras, Monte do Carmo, Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e Rio Sono.

Creas

Continua após a publicidade

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.

As principais ações/atividades que constituem o trabalho social essencial aoserviçoe que devem ser realizadas pelos profissionais doCreassão acolhida; escuta; estudo social; diagnóstico socioeconômico; monitoramento e avaliação doserviço; orientação e encaminhamentos para a rede deserviçoslocais, entre outras.

Continua após a publicidade

Serviço Família Acolhedora

O acolhimento familiar configura-se como uma medida de proteção, pertencente aos serviços daProteção Social Especial de Alta Complexidade, conforme consta naTipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Trata-se de um acolhimento dirigido a crianças e adolescentes afastados de suas famílias de origem por medida de proteção e acolhidos em famílias acolhedoras previamente cadastradas. Em algumas cidades o serviço é conhecido comoPrograma deAcolhimento em Família Acolhedora.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários