Segunda, 24 de Fevereiro de 2025
29°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Turismo Turismo

Santa Catarina finaliza participação na BTL Lisboa fortalecendo parcerias com Portugal

Foto: Divulgação/SeturDurante os cinco dias da renomada Bolsa de Turismo de Lisboa 2024 (BTL – 2024), em Lisboa, Portugal, o estado de Santa Catari...

04/03/2024 às 19h48
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom SC
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Divulgação/Setur

Durante os cinco dias da renomada Bolsa de Turismo de Lisboa 2024 (BTL – 2024), em Lisboa, Portugal, o estado de Santa Catarina marcou presença de forma marcante, consolidando sua posição como um destino turístico de destaque. A participação catarinense foi coordenada pela Secretaria de Estado do Turismo, representada pela Secretária Adjunta Catiane Seif, juntamente com uma comitiva de empresários, atrativos turísticos e parlamentares do Estado.

Nos dois primeiros dias da feira, os co-expositores e toda a comitiva receberam o público B2B (business-to-business) e realizaram diversas reuniões estratégicas com operadoras turísticas, companhias aéreas, empresários estrangeiros entre outros, e concederam entrevistas à imprensa. Esse período foi crucial para estabelecer parcerias e promover o turismo catarinense no mercado europeu. Os últimos três dias foram reservados para receber o público em geral, proporcionando uma oportunidade única de apresentar os encantos e atrativos de Santa Catarina aos potenciais futuros visitantes. Foi a primeira vez que uma comitiva tão diversificada representou o estado na BTL e que Santa Catarina se apresentou com uma marca promocional própria, demonstrando o compromisso com a internacionalização e o fortalecimento do turismo estadual.

A presença em Portugal também foi marcada por uma importante parceria entre o Estado de Santa Catarina, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), reforçando o engajamento do setor privado no desenvolvimento do turismo catarinense, seguindo as diretrizes do governador Jorginho Mello, e estabelecendo vínculos estratégicos com Portugal.

Continua após a publicidade

A importância da feira para os co-expositores

Para Cristiano Vieira, da Surfland, a participação na feira foi mais do que a possibilidade para abertura de acesso ao mercado Europeu, mas a demonstração de qualidade e diversidade turística do estado, fortalecendo o apelo do produto Surfland Brasil. “Estar presente junto a destinos e empresários que formaram uma comitiva forte, uma agenda técnica que abriu inúmeras possibilidades de negócios e aliada a uma atuação vibrante e profissional da Secretaria de Turismo, contribuiu para que todo mercado e os players que ali estavam representados olhassem de forma contundente para Santa Catarina e
Consequentemente para a Surfland Brasil”, afirma.

“Depois dessa participação organizada pela Setur, CNC e Fecomércio, tenho certeza que o turismo catarinense ficou ainda maior com essa imersão no mercado português, que é a porta de entrada do turista europeu no estado de Santa Catarina. Não temos como não enaltecer todo o trabalho feito pelo Governador Jorginho Mello e a Secretária Catiane Seif, que trouxe não só a Secretaria como também vários destinos do nosso estado para fazer uma imersão no turismo na BTL” falou Manfredo Zmazek Goede, presidente da Associação Visite Pomerode (AVIP).

Continua após a publicidade

Para Natália Latrechia, Diretora de Eventos da Rota da Amizade, a experiência de participar da BTL foi incrível, e de muito aprendizado e fortalecimento para a região da Rota da Amizade. “Trabalhamos muito, e estar na equipe de Santa Catarina nessa comitiva e ver o quanto o Estado está tratando todos os destinos igualmente, colocando todos no mesmo patamar, foi muito significativo. Senti que a região Oeste está na mesma posição que Florianópolis, Balneário Camboriú e Pomerode. Em relação ao contato com o público do exterior, vimos o quanto de oportunidades e quantas portas tem para serem abertas. O
Estado como um todo está trabalhando para fortalecer Santa Catarina a nível internacional e entrar na Europa faz parte desse processo”.

Representando o turismo religioso, a Irmã Helena Rosa da Silva, Diretora do Santuário de Madre Paulina, conta que a participação na BTL foi “uma bênção de Deus e, ao mesmo tempo, uma oportunidade para ver coisas diferentes, aprender coisas diferentes, conhecer pessoas diferentes e também fazer essa relação com outros estados, outros países e até mesmo dentro do nosso próprio estado”.

Continua após a publicidade

“Participar da BTL, que é uma das maiores feiras de turismo do mundo, é crucial para o nosso destino. Foi de extrema importância e relevância estarmos nessa comitiva do Estado de Santa Catarina, de termos sido convidados pela Secretaria de Turismo do Estado de Santa Catarina, porque vai facilitar ainda mais a colaboração, a intermediação, o trabalho com operadoras e empresas do trade turístico para permitir que cada vez mais europeus estejam em Florianópolis. Esperamos estar cada vez mais próximos à abertura da rota aérea direta para que possamos de fato receber e aumentar significativamente o fluxo de turistas
europeus para nossa região”, comentou Elaine Neves, representante do Destino Floripa & Região.

A comitiva contou ainda com parlamentares estaduais, entre eles, Estêner Soratto, Carlos Humberto, Ivan Naatz e o senador Jorge Seif.

Por fim, a líder da missão, a Secretária de Estado Adjunta do Turismo, Catiane Seif, ressaltou a importância desse momento para o planejamento das próximas ações da Setur/SC e para o turismo catarinense. “Estar na BTL 2024 com uma comitiva tão diversificada e representativa, além da parceria com a Fecomércio e o apoio da CNC, demonstra o amadurecimento das ações desenvolvidas pela Setur/SC e pela gestão do governador Jorginho Mello no incentivo à promoção e ao desenvolvimento do turismo em Santa Catarina. Mais do que uma nova marca promocional do turismo, trouxemos para Portugal e mostramos ao mundo as belezas naturais de Santa Catarina, sua riqueza cultural e a clara demonstração de que o trade turístico catarinense está alinhado com o Poder Público, num trabalho conjunto e coeso. Sem dúvidas, essa ação irá reverberar nas próximas ações da Setur e do Governo, inaugurando uma nova fase de profissionalização, organização e prosperidade no turismo de Santa Catarina, conclui Catiane Seif.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários