Sábado, 27 de Abril de 2024
29°

Tempo limpo

Salvador, BA

Brasil 13 de março.

ABI, 60 anos do comício da Central do Brasil.

Em 1964, presidente João Goulart fez discurso histórico pelas reformas de base no Brasil.

01/03/2024 às 22h10
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: abi.org.br / Diretoria de Cultura.
Compartilhe:
Foto: Card divulgação ABI
Foto: Card divulgação ABI

No próximo dia 13 de março a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) vai se transformar no palco para rememorar o comício da Central do Brasil, quando, em 1964, o então presidente João Goulart fez o discurso histórico pelas reformas de base no Brasil.

No evento da ABI estarão presentes a viúva do presidente João Goulart, dona Maria Teresa, filha e netas; Clodsmidt Riani Filho, cujo pai foi organizador do comício; parentes do ex-governador Leonel Brizola, entidades do movimento social como o MST, Coalizão Brasil por Memória, Verdade, Justiça, Reparação e Democracia, parlamentares, sindicatos, lideranças de estudantes (UNE, UJS e UBES) e o Conselheiro da ABI, professor Ivan Proença, histórico defensor da democracia, atuado na resistência ao golpe de 1964.

Gabriel do Vale, cantor e neto do ‘poeta do povo”, João do Vale, fará uma participação especial.

Antecipando o ato, no foyer do nono andar, o Rio Memórias recebe os convidados para a inauguração da exposição "Rio 64 - a capital do golpe" que permanecerá em cartaz até o dia 13 de abril. A exposição traz uma representação iconográfica dos principais acontecimentos que culminaram no golpe na madrugada do dia 01 de abril e o contexto histórico e cultural da época.  Simultaneamente à inauguração da exposição física, será lançada a versão virtual no site Rio Memórias (www.riomemorias.com.br) onde os visitantes poderão acessar na íntegra as memórias apresentadas na exposição física, além de outros acontecimentos.

Data: 13 de março de 2024, às 16h
Local: Sede ABI - Rua Araújo Porto Alegre 71 - 9o andar

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários