Sábado, 27 de Abril de 2024
27°

Tempo limpo

Salvador, BA

Brasil Liberdade Imprensa

Abraji repudia e pede investigação sobre ameaça sofrida por jornalista do Intercept.

Na semana passada, o jornalista recebeu um e-mail com ameaças e ofensas. "Os inimigos do Sionismo devem morrer e você é um deles", afirma o autor da ameaça, que não se identificou.

26/02/2024 às 21h09
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Nota da Abraji / abraji.org.br
Compartilhe:
Foto: Card reprodução.
Foto: Card reprodução.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI) vê com preocupação e repudia a ameaça de morte e tentativa de intimidação sofrida pelo presidente e fundador do The Intercept Brasil, Andrew Fishman.

Na última quarta-feira (21.fev.2024), Fishman recebeu um email eivado de ameaças e ofensas. O autor da ameaça, que não se identificou, tacha o jornalista de "inimigo do sionismo". De origem judaica, Fishman tem se posicionado criticamente às ações de Israel contra os palestinos em Gaza. Para o autor da ameaça, mesmo sendo judeu, o jornalista é um alvo. 

O mesmo teor da carta foi endereçado a outras pessoas do cenário político, como a deputada Samia Bonfim (PSOL-SP), que pediu uma investigação à Polícia Federal, conforme reportagem da Folha de S. Paulo. O Intercept também já enviou as informações da ameaça às autoridades.

A Abraji se solidariza com Fishman, sua família e seus colegas de redação e pede apuração célere por parte das autoridades para que a integridade física do jornalista e dos demais ameaçados seja assegurada e para que seja garantida a liberdade de crítica, necessária a qualquer tempo e em qualquer tema para o bom jornalismo.

Diretoria da Abraji, 26 de fevereiro de 2024. 

Abraji | Abraji repudia e pede investigação sobre ameaça sofrida por jornalista do Intercept

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários