DIZ CARLOS GARDEL NO SEU GOSTOSO TANTO "DOLORES SIERRA", CANTADO POR NELSON GONÇALVES. NO RJ ASSISTI NO CINEMA CHACHADA OU NOS PALCOS DA PRAÇA TIRADENTES AOS RISOS COM PROCÓPIO FERREIRA, JAYME GUIMARÃES, OSCARITO OU GRANDE OTELO. QUE ÉPOCA NO RJ. QUE FANTÁSTICA A RÁDIO NACIONAL TANTO BRASIL DELICIOSO…
PRÓXIMO A OUTRAS DOLORES CARIOCAS NA BEIRA DO CAIS DA MAUÁ. A DE GAEDEL FOI EM BARCELONA, CLARO SEMPRE NA BEIRA DE MUITOS CAIS. HAJA CAIS E LÁ ESTARÁ DOLORES SIERRA! ACONTECE QUE OUTRA DOLORES PODERIA SER DA BEIRA DOS RIOS, SINCORÁ, MUCUGÊ OU LENÇÓIS NA CHAPADA DIAMANTINA. DOLORES DOS DIAMANTES DO "FECHO NUNCA". SOU UM ADMIRADOR DO ESCRITOR LUÍS RENATO BANDEIRA QUE, SENDO CITADINO, VIVE O SERTÃO, MORA AQUI OU ALI, OU ACOLÁ OUVINDO, CONVERSANDO COM O POVO, COMO GOSTO NAS LONGAS ANDANÇAS PARA ENTENDER A SOCIEDADE HUMANA. MESTRE NISSO FOI O SÁBIO ARIANO SUASSUNA, QUE GOSTAVA DE DOIDO, MENTIROSO E DE PALHAÇO.
JÁ CONTEI VÁRIAS VEZES MINHAS ANDANÇAS NA CHAPADA ATRÁS DAS ORIGENS DO NASCIMENTO DE AFRÂNIO PEIXOTO, FERNANDO SALLES, URBANO DUARTE (FUI DA CADEIRA 33 DA ACADEMIA INTERNACIONAL DE LETRAS E MÚSICAS, EM BRASÍLIA) POSTO LÁ POR RUY AFRÂNIO PEIXOTO, COMO FUI DA ACADEMIA DE LETRAS E NOVA IGUAÇU, POSTO POR ELE, BIÓGRAFO COMO EU DO GÊNIO DE LENÇÓIS, JÚLIO AFRÂNIO PEIXOTO.
TEMPOS DEPOIS COMECEI A LER OS LIVROS DE LUIZ RENATO BANDEIRA. UM DELES: "PROSTITUTAS, DIAMANTES E CORONÉIS". DIZ ELE QUE “O AMOR ENTRE UMA JOVEM PROSTITUTA COM UM RICO COMPRADOR DE DIAMANTES É O PRINCIPAL ENREDE DESSE ROMANCE HISTÓRICO, QUE TEM COMO PANO DE FUNDO A CHAPADA DIAMANTINA, MAIS PRECISAMENTE NA REGIÃO DAS LAVRAS DIAMANTÍFERAS EM MUCUGÊ, LENÇÓIS, ANDARAÍ E PALMEIRAS, E, AINDA, A CONFLAGRAÇÃO ARMADA ENTRE OS CORONÉIS CHAPADEIROS".
ALI CONSTA QUE DOLORES, PROSTITUTA, CASOU- SE COM O CÔNSUL FRANCÊS DRAPEAU. ANOS DEPOIS, DOLORES FOI PARA PARIS COM O MARIDO DRAPEAU, VOLTOU A BAHIA É EM MISSÃO OFICIAL A CONSULESA DOLORES VALDEZ DRAPEAU, COM O CÔNSUL MARIDO, VOLTA EM 1920 SENDO OS DOIS RECEPCIONADOS - DOLORES E DRAPEAU - PELO INTENDENTE DA ÉPOCA EM LENÇÓIS O CÉLEBRE CORONEL HORÁCIO DE MATOS, "QUE PREPAROU UMA GRANDIOSA FESTA PARA HOMENAGEAR O REQUINTADO CASAL" EM MISSÃO OFICIAL DO CONSULADO FRANCÊS. RENATO BANDEIRA CHAMA DE "FICÇÃO HISTÓRICA ". SERÁ? O LIVRO É UMA DELÍCIA.
O FATO É QUE NÃO ERA DOLORES SIERRA DO CAIS DE BARCELONA, FOI DOLORES DA CHAPADA DIAMANTINA, DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO DA REGIÃO MISTURADA COM BEBIDAS, ORGIAS, CRIMES, ATRÁS DE DIAMANTES. JÁ PENSARAM NOS CORONÉIS FELISBERTO AUGUSTO DE SÁ, DE LENÇÓIS, O CORONEL HELIODORO DE PAULA RIBEIRO, DE COCHÓ DO MALHEIRO, O CORONEL CLEMENTINO DE MATOS, O CORONEL HORÁCIO DE MATOS QUE INVADE LENÇÓIS, MUITO CORONEL E MUITO SANGUE, MUITO DIAMANTE E MUITA PROSTITUIÇÃO À ANTIGA!?
DESDE AS CIDADES DE OURO DAS MINAS GERAIS, Á CHAPADA, AO PELOURINHO, Á LADEIRA DA MONTANHA, AO CASSINO DA URCA, Á LAPA, Á VELHA RECIFE DO BEBERIBE E CAPIBARIBE, AS DOLORES REINAVAM. RENÉ LOUIS DRAPEAU E A CONSULESA DOLORES DRAPEAU AO CHEGAREM EM LENÇÓIS FORAM RECEBIDOS PELA FILARMÔNICA LIRA POPULAR DE LENÇÓIS SOB A REGÊNCIA DO MAESTRO CLARINDO PACHECO. ALI ESTAVA HORÁCIO DE MATOS EM" FESTA CLAMOROSA", POVO E ELITE, ESCRAVOS E LIBERTOS...
E AMIGAS PROSTITUTAS E EX IGUALMENTE! AGORA, LEMBREI DO CLÁSSICO "SINHAZINHA", DE AFRÂNIO PEIXOTO. TAMBÉM FERNANDO SALLES QUE ESCREVEU TAMBÉM SOBRE A PROSTITUIÇÃO FORTE DOS DIAMANTES. AGORA, VEJAM SÓ A DEDICATÓRIA DO LIVRO REFERIDO DO ESCRITOR E PESQUISADOR LUÍS RENATO BANDEIRA: "DEDICATÓRIA.
“A DOLORES VALDEZ, UMA MULHER PÚBLICA, QUE SOUBE COMO NINGUÉM AMAR COM TODO ACALANTO UM COMPRADOR DE DIAMANTES E FOI CORRESPONDIDA POR ELE, APESAR DA SUA CONDIÇÃO DE MULHER DAMA. NOS CABARÉS DA CHAPADA DIAMANTINA, DESPERTOU, NAS MULHERES DO SEU TEMPO, O ÓDIO E A INVEJA.NO ENTANTO, JAMAIS PERDEU A TERNURA E O SEU JEITO DELICADO DE SER É NUNCA ESQUECEU P FRANCÊS RENÉ LOUIS DRAPEAU, SEU ETERNO AMOR".
E DOLORES SIERRA DO CAIS DE BARCELONA IMAGINEM O QUE NÃO FARIA NO SINCORÁ ATRÁS DE DIAMANTES E À NOITE NO BAR "FECHA NUNCA" ? HAJA CORONÉIS E DIAMANTES OU RETIREM O "DI" E TERÃO AMANTES NO GRANDES APARTAMENTOS ACABANDO A POESIA DOS CAIS.
A PEDIDO CONTEI AO MEU MODO.
Mín. 26° Máx. 27°