Uma equipe da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) visitou os municípios de Altos, Campo Maior, Piripiri, Cocal de Telha, Cajueiro da Praia e Parnaíba para implantação e implementação de Conselhos Municipais da Pessoa Idosa.
Segundo a coordenadora de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, Edilene França, está sendo observado in loco o desempenho das entidades diante dos compromissos do Governo do Estado à frente da política estadual da pessoa idosa, que é assegurar os direitos sociais dessas pessoas.
Em Altos, foram tratados vários assuntos como a política municipal do idoso e a implementação do Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa. Segundo a superintendente de Promoção de Direitos da Pessoa Idosa, Gilvana Gayoso, é preciso ter sintonia em equipe para realizar um serviço de qualidade. Na opinião dela, todos têm um papel extremamente importante no combate à violência contra a pessoa idosa. “Necessitamos de profissionais comprometidos. A gente precisa do apoio da família, da população, temos que ter esse vínculo forte, com vistas ao direito de envelhecer e à garantia dos direitos humanos da pessoa idosa”, frisa a superintendente.
De acordo com Gilvana Gayoso, a Superintendência da Pessoa Idosa está buscando fortalecer esse elo entre a população e os Conselhos da Pessoa Idosa, no sentido de evitar a violência contra essas pessoas. “Existem muitas formas de violência e os idosos não sabem como reagir, desconhecem seus direitos. Estamos incentivando a existência de conselhos municipais ativos, comprometidos com a causa”, enfatiza.
Na avaliação da coordenadora de Combate à Violência, Edilene França, a finalidade principal dessas visitas é conseguir uma gestão comprometida. “As pessoas idosas são carentes de tudo, principalmente de atenção. Estamos buscando motivar os técnicos que trabalham com as pessoas idosas. Uma equipe motivada, o resultado chega mais rápido”, afirma Edilene.
Mín. 24° Máx. 27°