
Nesta segunda-feira, 8, foram empossados os conselheiros tutelares eleitos para o quadriênio 2024-2027. A cerimônia ocorreu no auditório do fórum municipal, e contou com a presença do prefeito Djalma Beltrão, do promotor de justiça Dr. João Batista secretários, vereadores, autoridades, representantes da sociedade civil e familiares dos empossados.
Os eleitos, Wesley Monteiro, Douglas Macedo, Solidade, Mara Lessa e Dayane Muniz, assumiram oficialmente suas funções e estarão à frente do Conselho Tutelar pelo próximo mandato de quatro anos.
O prefeito Djalma Beltrão parabenizou os novos conselheiros e destacou a importância do trabalho que eles irão desempenhar na defesa dos direitos das crianças e adolescentes do município. “O Conselho Tutelar é um órgão essencial para garantir a proteção integral dos nossos meninos e meninas, que são o futuro da nossa cidade. Vocês terão o apoio da gestão municipal para realizar essa missão tão nobre e desafiadora”, afirmou.
O promotor João Batista Filho também ressaltou o papel dos conselheiros tutelares e lembrou que eles devem atuar de forma independente, imparcial e ética. “O Conselho Tutelar é um órgão técnico, que não deve se submeter a interesses políticos, partidários ou pessoais. Vocês devem agir sempre com base no Estatuto da Criança e do Adolescente, que é a lei que rege a matéria. O Ministério Público estará de portas abertas para orientar, fiscalizar e colaborar com o trabalho de vocês”, disse.
Os novos conselheiros tutelares agradeceram a confiança da população, que os elegeu em outubro de 2023, em um processo de escolha unificado que contou com a participação de 2.106 eleitores. Eles também se comprometeram a exercer suas atribuições com responsabilidade, dedicação e respeito. “Estamos cientes da grande responsabilidade que temos pela frente, mas também estamos motivados e preparados para enfrentar os desafios. Contamos com o apoio de todos os segmentos da sociedade para garantir os direitos das nossas crianças e adolescentes”, declararam.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e não jurisdicional, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Entre as suas funções, estão: atender e aconselhar os pais ou responsáveis; aplicar medidas de proteção; encaminhar ao Ministério Público casos de violação de direitos; requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, assistência social, entre outras.































Sergipe Crianças aprovam atividades desenvolvidas pela Estação Acolher durante os festejos juninos
Sergipe Previsão indica semana com predomínio de chuvas fracas em Sergipe
Sergipe Véspera de São João terá Luanzinho Moraes e Painel de Controle no Arraiá do Povo
Sergipe Seasic garante inclusão e participação do público surdo com Intérpretes de Libras no Arraiá do Povo
Sergipe PAA Estadual distribui mais de 14 toneladas de alimentos para famílias de Santana do São Francisco
Sergipe Governo do Estado garante acessibilidade e inclusão nos festejos juninos com espaços e ações inclusivas Mín. 23° Máx. 26°