Sábado, 23 de Novembro de 2024
28°

Tempo nublado

Salvador, BA

Assistência Social Piauí

Abrigo São José, em Parnaíba, passa por melhorias e amplia atividades para idosos

A meta da Sasc é reestruturar as instituições de longa permanência da pessoa idosa com aquisição de equipamentos e adequações dos espaços físicos.

03/01/2024 às 17h01
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Abrigo São José, em Parnaíba, passa por melhorias na estrutura. O processo de recuperação é realizado pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc).  A unidade já tem mais de 90 anos. 

Segundo a secretária da Assistência Social, Regina Sousa, reestruturar as instituições de longa permanência da pessoa idosa (ILPIS) com aquisição de equipamentos e adequações dos espaços físicos é uma das metas previstas pela Sasc para este ano.

“Nosso objetivo é adequar as ILPIS conforme instruções da RDC, que normatiza na área da saúde, de forma a proporcionar conforto e bem-estar às pessoas idosas institucionalizadas”, explica a gestora.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Na visão da superintendente da Pessoa Idosa da Sasc,  Gilvana Gayoso,  o Abrigo São José é  um patrimônio histórico de Parnaíba e, portanto, merece todo esse cuidado. O prédio da instituição foi adquirido por meio de doação, ainda no ano de 1961 pela Sociedade Feminina de Assistência aos Pobres de Parnaíba e somente em 1974, o Serviço Social do Estado (Serse) assumiu a responsabilidade do abrigo. 

Continua após a publicidade

De acordo com a superintendente, a climatização e melhorias dos quartos e salas de atendimento, refeitório, bem como a continuação da reforma da parte elétrica e hidráulica, são as obras mais urgentes. 

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Continua após a publicidade

O coordenador da instituição, Silas Sales, destaca os avanços que a instituição alcançou, como  o crescimento das parcerias, contratação de mais cuidadores e treinamentos com a equipe multiprofissional. “Promovemos também mais atividades recreativas, posso dizer que o ano passado foi positivo. Porém, precisamos melhorar mais”, afirma o gestor. 

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Continua após a publicidade

Dentre as parcerias, tem o Senac (projeto Horta Suspensa), Hospital Francisco Vilar (prestou diversos serviços) ; Universidade Federal Delta do Parnaíba (qualificação de profissionais),  Faculdade Maurício de Nassau, Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Delta do Parnaíba (Laged), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (poda de árvores e capina), parceria com a banda de forró Curti-xote (animação das festividades da ILPI ), ação do Grupo de Escoteiros Gemar, ação dos alunos do curso técnico de  Enfermagem do Ceep Petrônio Portela, visita e doação do presidente Mirócles Veras, representante das Santas Casas, Hospitais Filantrópicos do Brasil e Hospital Marques Bastos. 

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Silas Sales revela que a equipe técnica do Abrigo São José realizou alguns passeios com os idosos. Os institucionalizados foram até a Praia Pedra do Sal, Shopping, cinema e restaurantes. Em 2023, a instituição também ganhou da Sasc um veículo para servir os acolhidos. 

Para a idosa Maria Cleide Xavier, 62 anos, acolhida no Abrigo São José, o ambiente da casa só melhora. “A equipe tem se esforçado para nos atender da melhor maneira possível”, declara Cleide, que foi professora de inglês por muitos anos.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

 Outro acolhido que demonstra satisfação é o Francisco Ramos, 84 anos, ex-catador de caranguejo. “Eu gosto daqui, gosto de dançar, gosto de ouvir forró”, comenta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários