O Abrigo São José, em Parnaíba, passa por melhorias na estrutura. O processo de recuperação é realizado pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc). A unidade já tem mais de 90 anos.
Segundo a secretária da Assistência Social, Regina Sousa, reestruturar as instituições de longa permanência da pessoa idosa (ILPIS) com aquisição de equipamentos e adequações dos espaços físicos é uma das metas previstas pela Sasc para este ano.
“Nosso objetivo é adequar as ILPIS conforme instruções da RDC, que normatiza na área da saúde, de forma a proporcionar conforto e bem-estar às pessoas idosas institucionalizadas”, explica a gestora.
Na visão da superintendente da Pessoa Idosa da Sasc, Gilvana Gayoso, o Abrigo São José é um patrimônio histórico de Parnaíba e, portanto, merece todo esse cuidado. O prédio da instituição foi adquirido por meio de doação, ainda no ano de 1961 pela Sociedade Feminina de Assistência aos Pobres de Parnaíba e somente em 1974, o Serviço Social do Estado (Serse) assumiu a responsabilidade do abrigo.
De acordo com a superintendente, a climatização e melhorias dos quartos e salas de atendimento, refeitório, bem como a continuação da reforma da parte elétrica e hidráulica, são as obras mais urgentes.
O coordenador da instituição, Silas Sales, destaca os avanços que a instituição alcançou, como o crescimento das parcerias, contratação de mais cuidadores e treinamentos com a equipe multiprofissional. “Promovemos também mais atividades recreativas, posso dizer que o ano passado foi positivo. Porém, precisamos melhorar mais”, afirma o gestor.
Dentre as parcerias, tem o Senac (projeto Horta Suspensa), Hospital Francisco Vilar (prestou diversos serviços) ; Universidade Federal Delta do Parnaíba (qualificação de profissionais), Faculdade Maurício de Nassau, Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Delta do Parnaíba (Laged), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (poda de árvores e capina), parceria com a banda de forró Curti-xote (animação das festividades da ILPI ), ação do Grupo de Escoteiros Gemar, ação dos alunos do curso técnico de Enfermagem do Ceep Petrônio Portela, visita e doação do presidente Mirócles Veras, representante das Santas Casas, Hospitais Filantrópicos do Brasil e Hospital Marques Bastos.
Silas Sales revela que a equipe técnica do Abrigo São José realizou alguns passeios com os idosos. Os institucionalizados foram até a Praia Pedra do Sal, Shopping, cinema e restaurantes. Em 2023, a instituição também ganhou da Sasc um veículo para servir os acolhidos.
Para a idosa Maria Cleide Xavier, 62 anos, acolhida no Abrigo São José, o ambiente da casa só melhora. “A equipe tem se esforçado para nos atender da melhor maneira possível”, declara Cleide, que foi professora de inglês por muitos anos.
Outro acolhido que demonstra satisfação é o Francisco Ramos, 84 anos, ex-catador de caranguejo. “Eu gosto daqui, gosto de dançar, gosto de ouvir forró”, comenta.
Mín. 24° Máx. 27°