Quinta, 28 de Novembro de 2024
24°

Tempo nublado

Salvador, BA

Economia Negócios

Após crescimento em 2023, GDSUN terá nova CEO em 2024

Simone Suarez assume o comando de uma das principais empresas de geração de energia solar no país

02/01/2024 às 10h30
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Depois de um ano de crescimento expressivo, com investimentos de R$750 milhões e aumento de 40% em sua capacidade instalada, a GDSUN, uma das principais empresas de energia solar do país, vai iniciar uma fase diferente em 2024. A companhia terá um novo comando a partir de janeiro, quando Arthur Sousa, CEO desde 2022, será substituído pela executiva Simone Suarez.

O movimento acontece em um momento de alta para a GDSUN e o próprio mercado em que a companhia atua. Os negócios da empresa estão alicerçados em geração distribuída de energia elétrica, modalidade que avançou 6 GW no Brasil em 2023. Segundo dados da ABGD (Associação Brasileira de Geração Distribuída) esse grupo já responde por 10% da produção de energia em território nacional.

Alinhada ao avanço do segmento de autoconsumo remoto, a GDSUN também tem experimentado um crescimento significativo. Hoje, a companhia conta com  59 usinas em operação, somando 148,78 MWp de capacidade instalada.

“Assumo a liderança da GDSUN com o importante desafio de seguir ampliando sua presença no país e torná-la ainda mais relevante no segmento, reforçando o papel fundamental que temos ao apoiar a descarbonização de grandes empresas do Brasil. Desde sua fundação, esse é o modelo de negócio em que a companhia aposta e no qual eu acredito para o desenvolvimento do setor”, diz Simone Suarez.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Com mais de 20 anos de experiência no segmento de infraestrutura, a executiva se destaca por sua longa trajetória em implantação e gerenciamento de projetos nacionais e internacionais de grande porte. Mestre em administração e pós-graduada em gestão financeira, tem amplo conhecimento sobre o setor energético, tendo atuado na implantação de usinas térmicas de mais de 1 GW e em importantes empreendimentos voltados às energias renováveis, especialmente a eólica, e na fonte solar na qual foi responsável pelo Desenvolvimento, Planejamento, Engenharia e Procurement de mais de 1,5 GW.

Ao longo de sua carreira, Simone liderou várias equipes em diversas etapas e áreas de projetos de infraestrutura, adquirindo importante experiência em sua vivência em campo nas usinas.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Arthur Sousa, Conselheiro do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), está partindo para novos desafios e apoia agora o processo de transição de comando da companhia com a chegada de Simone Suarez.

Arthur Sousa liderou a GDSUN por cerca de dois anos. Com experiência na direção geral de negócios e operações de grande porte, com liderança de processos de reestruturação organizacional, internacionalização de negócios e integração estratégica de empresas pós Mergers & Acquisitions (Fusões e Aquisições), conduziu processos importantes para a companhia, como o maior ciclo de expansão do negócio até chegar aos 148,78 MWp instalados, além de promover a maturidade empresarial e criação da cultura organizacional da GDSUN.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“Ter contribuído para o crescimento da GDSUN é um feito que me dá muito orgulho. Nos últimos dois anos, tivemos a oportunidade de destacar o trabalho da companhia em diversos estados e reforçar a importância da GD para o desenvolvimento do setor de energia solar no país. O Brasil tem um grande potencial de crescimento, com uma demanda pela geração de energia por fontes renováveis que deve aumentar com o passar do tempo. E tenho certeza que a GDSUN, agora sob o comando de Simone, está pronta para seguir avançando e apoiando esse movimento da transição energética do país”, finaliza Arthur Sousa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários