
Com um sentimento de orgulho, o governador Gladson Cameli conduziu nesta quarta-feira, 27, a cerimônia de posse dos 278 novos servidores efetivos da Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre), no Teatro Universitário da Ufac, em Rio Branco. Com um olhar para o presente na busca do fortalecimento do futuro, Cameli destacou a relevância desse momento para a gestão estadual, que em seus cinco primeiros anos de governo, até agora, contratou mais de 5 mil novos servidores efetivos, além de outros importantes concursos abertos recentemente.

“É com muita alegria e gratidão a Deus que estou aqui para efetivar a posse dos novos servidores da Secretaria de Saúde. Na semana passada, realizamos a posse dos novos efetivos da Sesacre que vão atuar nas unidades de saúde do Vale do Juruá. E agora, daremos posse aos servidores de Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Manoel Urbano, Acrelândia, Assis Brasil, Brasileia, Plácido de Castro, Sena Madureira e Xapuri”, declarou o governador.
Ao destacar a chegada de 278 novos servidores nos municípios mencionados, Cameli enfatizou o compromisso do governo com a saúde pública e refletiu sobre os desafios enfrentados desde o início de sua gestão. “Desde que assumi o governo em 2019 e reassumi agora este ano pela vontade do povo do Acre, a saúde é uma das áreas mais delicadas da gestão. Enfrentamos a terrível pandemia de covid-19, mas chegamos até aqui melhorando o que é possível com muito esforço e renovando e ampliando o quadro de servidores da Sesacre”, ressaltou.

Entre os novos servidores estava o jovem enfermeiro Gabriel Viana. Ele destaca que a jornada foi árdua, com os quatro anos de curso, além de uma preparação intensa para o concurso, o primeiro em que passou em sua vida.
“A oportunidade que o governo do Acre nos proporciona de poder suprir essa necessidade é muito importante. É um momento muito especial, porque a gente pode exercer a profissão que ama e contribuir para a melhoria do quadro de funcionários. Fico feliz de ser útil e poder ser enfermeiro no Estado, um profissional que cuida. Não tenho palavras pra descrever a emoção”, conta o recém empossado.

Já a fonoaudióloga Natana Souza é formada há oito anos, mas não tinha foco em concursos. Ela passou então a se dedicar junto com o esposo para concursos da segurança, mas com o concurso da Saúde pode se dedicar a se tornar uma servidora efetiva em sua área.
“É um presente de Natal para a vida. A gente nem esperava porque na minha concorrência era apenas uma vaga e já tinham chamado, mas quando veio o chamamento foi inesperado e uma alegria. Saiu no dia do aniversário da minha filha, então vou lembrar para sempre. É uma emoção que não contenho”, destaca a fonoaudióloga.

O governador aproveitou o momento para anunciar a implantação do Setor de Emergência Pediátrica do Hospital Iolanda Costa e Silva, o Hospital da Criança de Rio Branco, em parceria com a Caixa Econômica Federal. Um investimento de mais de R$ 5,7 milhões, provenientes de uma emenda parlamentar da vice-governadora Mailza Assis, do seu tempo no Senado.
Presente no evento, a vice-governadora Mailza Assis reforçou: “Todos esses avanços só são possíveis graças à união. Por isso, quero agradecer aos nossos deputados estaduais e à nossa bancada federal. É muito bom ter novos servidores na Saúde, um grupo que cuida da nossa gente, mas nada disso adianta sem a consolidação de uma boa infraestrutura. Por isso, além de todos os esforços do governador Cameli, fico muito feliz por assinar hoje esse investimento para o Hospital da Criança com o sentimento de dever cumprido”.

A cerimônia contou com a presença do secretário de Saúde, Pedro Pascoal, e demais autoridades. O secretário agradeceu o empenho da equipe da Sesacre e destacou a importância da dedicação e do zelo no trabalho dos novos servidores.
“Esse é um momento em que celebramos um dos principais objetivos desse governo, que é a geração de emprego e renda. E não adianta nada também contratarmos novos servidores sem saúde financeira no Estado, algo que essa gestão se dedicou tanto a ter. O Acre terminou o ano com mais de 12 mil cirurgias eletivas. Ontem fizemos a primeira cirurgia cardíaca infantil no estado. Estamos levando uma saúde mais humana, com novos servidores que só irão fortalecer ainda mais essa máquina incansável que é cuidar de outro ser humano”, afirmou o secretário.

Também estiveram presentes no evento o deputado federal coronel Ulysses; o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Luís Gonzaga; o deputado estadual Adailton Cruz; o secretário de Estado de Administração, Paulo Correia; o secretário de Estado de Governo, Alysson Bastante; o secretário de Estado de Habitação, Egleuson Araújo; e a procuradora-geral do Estado, Janete Melo.
O governador Gladson Cameli aproveitou o evento de posse dos servidores para anunciar um significativo avanço no setor habitacional do Estado do Acre. Durante a cerimônia, foi assinado um contrato de financiamento no valor total de R$ 48.455.281,97, destinado ao Programa Pró-Moradia. Esse investimento abrange a construção de 383 casas, contemplando 383 famílias, além de destinar recursos para trabalho técnico social e avaliação pós-ocupação.
O contrato, celebrado entre a Caixa Econômica Federal e o Estado do Acre, liderado pelo governador Gladson Cameli, reflete um compromisso significativo com o desenvolvimento habitacional e a melhoria da qualidade de vida da população acreana.
O programa visa atender aproximadamente 1500 habitantes, representando um passo importante para a promoção de conjuntos habitacionais e o cumprimento das metas estabelecidas.

Encerrando suas palavras, o governador aproveitou o Teatro Universitário lotado de centenas de novos servidores e seus emocionados familiares para desejar à população do Acre um próspero 2024. “Que Deus nos proteja e nos abençoe, e que todos que escolheram o Acre para viver sejam abençoados”, concluiu Cameli, expressando votos de saúde e alegria para o futuro do estado.











Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual debatem elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual debatem ações para elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Saúde Estado oferece tratamento multidisciplinar para pacientes que receberam polilaminina
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual avançam na elaboração de plano de prevenção ao suicídio no Piauí
Piauí Com foco no ambiente escolar, Sesapi e Comitê Estadual avançam na elaboração de plano prevenção ao suicídio no Piauí
Ceará HUC realiza 100 mil consultas médicas em pouco mais de um ano de funcionamento
Cuiabá - MT Cuiabá inicia vacinação com a Pneumo 20 em todas as USFs nesta sexta-feira
Ceará Helv realiza primeira hernioplastia por vídeo e amplia acesso a cirurgia minimamente invasiva pelo SUS
Mato Grosso do Sul Iniciativa de sucesso, Caravana da Castração conclui atividades na próxima quarta em Paraíso das Águas Mín. 25° Máx. 26°