Terça, 25 de Fevereiro de 2025
26°

Tempo limpo

Salvador, BA

Turismo Bahia

Turistas aprovam receptivo e segurança pública da Bahia

Umas das ferramentas importantes na proteção aos visitantes é o videomonitoramento com reconhecimento facial, que ganhou o reforço do rádio LTE (te...

22/12/2023 às 17h09
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Bahia
Compartilhe:
Foto: Joá Souza/GOVBA
Foto: Joá Souza/GOVBA

O Brasil subiu no ranking dos países mais seguros para se visitar, passando da 42ª posição, em 2022, para a 15ª, neste ano. Os dados são do relatório ‘Safest Destinations’ (destinos mais seguros), da seguradora norte-americana Berkshire Hathaway Travel Protection, para viagens pelo mundo, em 2024.

Na Bahia, o Governo do Estado investe para garantir tranquilidade aos visitantes, de forma contínua, com operações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), realizadas conjuntamente pelas polícias Civil e Militar. Uma das ações alcança os turistas que desembarcam dos cruzeiros marítimos no porto de Salvador, onde o receptivo é feito pela Secretaria de Turismo (Setur-BA). Os cruzeiristas são acompanhados por policiais durante os passeios pelas regiões do Comércio e do Centro Histórico. O procedimento é realizado também no aeroporto e nos principais pontos turísticos da capital e região metropolitana.

“Estamos fazendo o policiamento ostensivo a pé, com motocicletas e em viaturas, além de acompanhar os receptivos no aeroporto e na chegada dos navios e em todas as atividades que envolvam turistas. Nas operações, usamos policiais que falam inglês, francês, espanhol e alemão, para facilitar a comunicação com os estrangeiros”, explicou o comandante do Batalhão de Policiamento Turístico da PM (BPTur), coronel Taylon Cavalcante.

“Ampliamos nosso quadro de pessoal, com postos avançados no porto e no aeroporto e, caso haja ocorrências, damos suporte às vítimas, que são conduzidas a esses terminais ou aos hotéis onde estão hospedadas. No trabalho de investigação, atuamos com policiais à paisana, infiltrados em locais turísticos”, completou a delegada titular em exercício da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), Cinara Moraes.

Continua após a publicidade
Foto Ana Paula Carvalho
Foto Ana Paula Carvalho

Umas das ferramentas importantes na proteção aos visitantes é o videomonitoramento com reconhecimento facial, que ganhou o reforço do rádio LTE (tecnologia de banda larga). O equipamento permite que os policiais de campo recebam informações em tempo real da SSP, em caso de captura de imagens de criminosos foragidos.

Nesta semana, Salvador recebeu os cruzeiros Seaview e Grandiosa (MCS). Juntos, os navios têm capacidade para mais de 10 mil passageiros. No desembarque, receptivo afro-baiano da Setur-BA, seguido de tour pela cidade, com turistas aprovando a segurança e o acolhimento oferecidos pelo Estado.

Continua após a publicidade

“É a primeira vez que venho à Bahia e adorei a recepção bem animada. Peguei o Elevador Lacerda para visitar o Pelourinho e me senti segura. No percurso, encontrei vários policiais militares. No terminal marítimo, vi a equipe da Polícia Civil. Gostei bastante e vou voltar”, elogiou a aposentada Rejane Saliames, 61 anos, do Rio de Janeiro.

“Ser recebido com alegria já é um atrativo. Passeamos pelo Farol da Barra, Centro Histórico e Igreja do Bonfim, locais muito bonitos. Não presenciamos nada de negativo sobre segurança. Havia um bom policiamento em todos os lugares que visitamos”, relatou o professor Thales Lopes, 32 anos, de Recife.

Continua após a publicidade

“Na primeira vez que estive aqui, em 2013, presenciei uma tentativa de furto. Neste retorno, me senti mais segura, por causa do reforço no policiamento”, comparou a advogada Aline Simões, 45 anos, de Brasília.

Segundo o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, “esse trabalho transversal, que envolve as secretarias de Turismo e de Segurança Pública, visa garantir ao turista apenas momentos agradáveis durante sua visita, que deixarão boas lembranças, motivando o retorno, porque a Bahia é, sem dúvida, um destino seguro”.

Fonte: Ascom/Setur

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários