Quinta, 28 de Novembro de 2024
24°

Tempo nublado

Salvador, BA

Economia Negócios

Caquis espanhóis chegam ao mercado brasileiro

Para marcar sua chegada, diversas atividades serão realizadas com os consumidores e principais distribuidores no país, promovendo degustações do ca...

20/12/2023 às 12h32
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
LPB Assessoria
LPB Assessoria

Ao verão brasileiro, junta-se uma tradicional fruta da Europa, o caqui PersiMon, de origem espanhola. Já está disponível nos principais distribuidores e atacadistas do país. Diretamente da Espanha, o PersiMon retorna ao mercado nacional com o objetivo de seduzir  o paladar dos brasileiros. Para marcar sua chegada, diversas atividades serão realizadas com os consumidores e principais distribuidores, promovendo degustações deste caqui europeu.

De cor laranja brilhante, PersiMon tem textura firme e crocante, e leve sabor de baunilha. Não é adstringente, tornando a degustação uma experiência diferente das variedades locais que são consumidas. Originário da região espanhola de Valência, PersiMon é a marca registrada que permite aos consumidores reconhecer os caquis da variedade "vermelho brilhante" que têm a denominação de origem "Kaki Ribera del Xúquer" desde 1997. 

Segundo a Agência Espanhola de Segurança Alimentar, pode também atuar como supressor do apetite, com apenas 66 calorias.  Os caquis PersiMon não têm caroço nem sementes e a sua casca é comestível, tornando-os uma escolha para todas as idades.

Seus frutos são colhidos à mão, cuidando ao máximo dos detalhes - calibre, aparência, grau de maturação . Apenas os frutos dessa DOP- denominação de origem protegida - podem levar o nome de PersiMon, com a garantia de estarem sempre maduros e prontos para comer ao chegar às lojas. Mas além do sabor, o PersiMon oferece  benefícios à saúde. Rico em antioxidantes, vitamina C e fibra, o caqui é um aliado para aqueles que buscam uma dieta equilibrada. Com apenas 66 calorias, é também uma fonte de provitamina A, potássio, fósforo e magnésio.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Conforme mostra o estudo publicado no site institucional do Caqui Persimon, a fruta é rica em água, proporcionando hidratação e energia com seus açúcares naturais. A grande quantidade de fibra beneficia a saúde gastrointestinal e proporciona saciedade, tornando-se um aliado para pessoas com sobrepeso ou diabetes. Fornece energia e antioxidantes, contendo um terço da dose diária recomendada de provitamina A (2710 ul).

Para quem gosta de cozinhar o caqui PersiMon pode ser utilizado como complemento em preparos crus, em purê, com carne ou até em receitas mais elaboradas.  

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Também pode ser servido com peixe branco, vieiras, foie gras ou aves, ou degustado em uma tigela polvilhada com uma colher de granola e amêndoas. Ou pode ser cozido por 5 minutos com um toque de vinagre balsâmico e molho de soja para acompanhar um filé de frango ou peixe como dip.

De acordo com a Agência Espanhola de Segurança Alimentar, a composição nutricional varia de acordo com a variedade de caqui "Vermelho Brilhante" (DOP Persimon®). A Agência informa que comer um caqui PersiMon® todos os dias pode contribuir significativamente para a ingestão diária de nutrientes essenciais que o  caqui fornece - 

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

43% da fibra diária recomendada

22% do potássio diário

43% do ferro diário para homens e pelo menos 30% para mulheres

18% do manganês diário

23% da vitamina C diária

Conforme a legislação em vigor, os caquis PersiMon® podem incluir as seguintes declarações:

Baixo teor de gorduras

Baixo teor de sódio/sal

Fonte de fibra

Instagram: @persimondaespanha

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários