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Turismo Paraná

Paraná apresenta potencial do turismo náutico e de natureza em eventos do setor

A apresentação e promoção de destinos turísticos do Paraná, em especial os ligados à aventura e natureza e ao náutico, são objetivos da participaçã...

30/03/2022 às 16h35
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Paraná
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Foto: Alessandro Vieira/SEDEST
Foto: Alessandro Vieira/SEDEST

A apresentação e promoção de destinos turísticos do Paraná, em especial os ligados à aventura e natureza e ao náutico, são objetivos da participação do Governo do Estado em duas feiras do setor no mês de abril. Um deles é o Rio Boat Show 2022, direcionado ao turismo náutico, que começa neste sábado (02), no Rio de Janeiro. O outro é WTM Latin America 2022, que acontece em São Paulo, entre terça e quinta-feira (05 a 07). A participação nos eventos faz parte das ações para a retomada do setor no pós-pandemia.

O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, ressalta que a meta é transformar o Paraná em destino turístico, ressaltando os diversos atrativos do Estado. “Quando um turista visita Portugal, por exemplo, ele não vai a um lugar apenas. Ele visita diversos atrativos, e assim queremos fazer no Paraná. Nossa intenção é que, além de visitar locais já consolidados, como Foz do Iguaçu e Curitiba, o turista percorra outros cantos do Estado”, destacou.

Para isso, a partir de 2019, o Governo do Estado promoveu duas campanhas para incentivar o turismo regional. Vídeos elaborados dentro do projeto “Paraná para o paranaense”, com recursos do Ministério do Turismo e da Paraná Turismo, mostram os as belezas naturais e a infraestrutura para recepcionar turistas em diversas regiões do Estado.

Já a campanha “Paraná, seu próximo destino”, desenvolvida pelo Governo do Estado, foi levada a eventos e feiras do turismo no Brasil e no Exterior ao longo de 2021.

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NÁUTICO– A 23ª edição do Rio Boat Show segue até 10 de abril. É considerado o mais importante salão náutico da América Latina e reúne expositores, tendências e lançamentos de barcos, jets, infláveis, motores e equipamentos. Através do Instituto Água e Terra (IAT), o Paraná apresenta os 78 atrativos de turismo náutico registrados no Estado. O estande também mostra o potencial do turismo desenvolvido em áreas de Unidades de Conservação (Ucs).

O diretor de Políticas Ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto, explica que o Boat Show é uma vitrine para mostrar o Paraná ao país e ao mundo em atividades que mesclam a conservação da biodiversidade, o turismo e o uso público das Unidades de Conservação.

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“O litoral paranaense possui 16 Unidades de Conservação, sendo que cinco têm acesso diretamente por água, como a Ilha do Mel, a Ilha das Cobras, o Parque Estadual do Boguaçu, o Parque Estadual do Palmito e a Estação Ecológica do Guaraguaçu. Além disso, o Paraná conta com outras áreas naturais em UCs, com interior banhado pelos rios Paraná e Paranapanema e lagos, que também são unidades possíveis de atividades náuticas”, disse.

DESTINO– A Paraná Turismo e o IAT representam o Governo do Estado na WTM Latin America 2022, considerada a principal feira do setor turístico na região. A WTM promove o encontro de representantes de destinos turísticos com os profissionais de empresas da cadeia produtiva, como agências de viagens, operadoras de turismo, meios de hospedagem, transportadoras, entre outras.

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Neste evento será reforçada a divulgação sobre a riqueza natural do Paraná, com grande número de rios, lagos e áreas preservadas, além de diversidade cultural. São locais propícios ao turismo de aventura e natureza, muito procurados. Essa característica do Estado será mostrada ao público da feira, previsto em mais de 1 milhão de pessoas. Paralelamente, acontece uma mostra virtual e rodadas de negócios digitais.

Segundo o diretor-presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes, marcar presença em um dos maiores eventos de segmento abre grandes oportunidades. “Essa participação oferece excelentes possibilidades para o desenvolvimento do nosso turismo, que tem se revelado uma importante fonte econômica. É uma forma de mostrar os destinos paranaenses, agregando a possibilidade de receber muito mais turistas nacionais e internacionais, além de mostrar nossas belezas naturais”, assegurou.

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