
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) promove anualmente a Campanha do Dia Estadual de Luta Contra a Hanseníase, celebrado sempre na última sexta-feira do mês de outubro. Este ano lembrada no dia 27, com intuito de alertar a sociedade sobre os sinais e sintomas da doença que tem cura e tratamento totalmente gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS), disponível em todas as unidades básicas de saúde do Tocantins.
Em 2023, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS/SES-TO) traz como tema central da campanha,Hanseníase: quanto mais cedo diagnosticar e se tratar, maior a chance de se curar, para ressaltar que o diagnóstico tardio pode provocar incapacidades físicas e deformidades irreversíveis.
“O Tocantins é considerado um Estado hiperendêmico, conforme os parâmetros do Ministério da Saúde, ocupando o 2º lugar no ranking nacional referente à taxa de detecção da doença. Diante disso, a SES-TO e o Ministério da Saúde reforçam a importância do diagnóstico na fase inicial da doença, do tratamento oportuno e cura, visando eliminar fontes de infecção, reduzir e/ou minimizar os sofrimentos causados pelas incapacidades físicas resultantes do diagnóstico tardio da doença”, disse a coordenadora da área técnica da Hanseníase da SES-TO, Marcia Faria e Silva.
Dados
O Tocantins registrou em 2022, 757 novos casos da doença. Este ano este número já foi superado com 759 casos novos até agora.
Sergipe Exposição 'Arte, Processo & Sentir' fica disponível até o dia 30 de julho na Secult
Saúde Anvisa proíbe plataforma de consulta online e entrega de medicamento
Sergipe Detran/SE informa alteração nos valores dos exames de trânsito por determinação da Justiça Federal
Sergipe Cerca de 15% das mulheres atendidas na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes apresentam diabetes gestacional
Sergipe Governo de Sergipe emite aviso meteorológico de chuvas moderadas a intensas no estado
Tocantins Hospital Geral de Palmas amplia acesso à cirurgia bariátrica e já beneficiou mais de 260 pacientes
Saúde Sarampo: Saúde pede reforço de vacinação de crianças em SP e Guarulhos
Marabá - PA Saúde: Ação do Junho Violeta conscientiza sobre violência contra a pessoa idosa e incentiva envelhecimento ativo
Cuiabá - MT Pronto-Socorro Municipal inicia III SISMA e reforça compromisso com gestão ambiental na saúde Mín. 25° Máx. 26°