

Quem avisa, amigo é. Esse é o mote da campanha de publicidade do Estado para conscientização da população sobre a importância da vacinação, que estreia nesta quarta-feira (25/10), nos meios de comunicação - TV, rádio e internet (Youtube, Facebook, Instagram, TikTok), por exemplo - para alcançar não apenas o público jovem, mas pais, avós ou responsáveis
No último sábado (21/10), por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) , foi lançada a Campanha de Multivacinação para todas as regiões mineiras. Até 4/11, crianças e adolescentes de até 15 anos terão as equipes de saúde mobilizadas para ajudar na atualização da caderneta de vacinação contra as doenças preveníveis, como hepatite, febre amarela, meningite, poliomielite, sarampo e HPV, entre outras.
O objetivo da estratégia é convocar toda a sociedade para a retomada da vacinação. Minas Gerais atingiu a meta de cobertura da vacina BCG, que é de 90%, em 2022 (95,64%), em crianças de até dois anos, e no ano de 2023, de janeiro a março (93,41%). Já as demais vacinas, como poliomielite, febre amarela e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), não atingiram a meta de cobertura vacinal (95%) nos últimos anos.
Memória afetiva
A campanha busca mexer com a memória afetiva dos responsáveis pelas crianças e jovens. Para isso, a linha criativa conta com uma trilha especial: uma versão da música ‘Amigos do Peito’, conhecida pela interpretação do grupo Balão Mágico nos anos 1980.
De acordo com a gestora de Atendimento da Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom), Juliana Caldeira, a ideia é conscientizar pais ou responsáveis, puxando pela emoção. "Músicas populares geram um vínculo emocional mais rápido com a mensagem. Encurtam o caminho pela emoção. Afinal, quem avisa, amigo é. E é isso que estamos fazendo, mostrando que o momento de atualizar a caderneta de vacinação deve ser tratado com importância e alegria", conta.

Thales Mascarenhas, estagiário da Superintendência Central de Publicidade da Secom, participou da gravação da campanha, que aconteceu no Conjunto Habitacional IAPI. Ele destaca a complexidade das filmagens e enaltece a experiência de ter acompanhado de perto o trabalho.
“Foi bem interessante. Tudo é bem complexo: a produção, o número de funcionários, equipamentos que são necessários e mesmo a quantidade de takes a cada cena. São gravadas muitas vezes as mesmas falas”, relata Thales, que também reforça a relevância da campanha. "É uma iniciativa de suma importância para incentivar as vacinas, que são fundamentais para crianças e jovens", ressalta.
Investimentos
A campanha também destaca, ainda, as ações do Governo do Estado para estimular a imunização. Uma delas é o Vacimóvel, que facilita a chegada da vacina a quem precisa. Todos os municípios com mais de 50 mil habitantes já receberam o recurso para ter seu próprio vacimóvel e os demais serão contemplados por meio dos consórcios de saúde, que também receberão recursos para compra, num total de 253 veículos.
Para as ações de imunização extramuros - que vão além das salas internas das unidades de saúde - estão sendo investidos mais de R$ 260 milhões pelo Governo de Minas.

Sergipe Exposição 'Arte, Processo & Sentir' fica disponível até o dia 30 de julho na Secult
Saúde Anvisa proíbe plataforma de consulta online e entrega de medicamento
Sergipe Detran/SE informa alteração nos valores dos exames de trânsito por determinação da Justiça Federal
Sergipe Cerca de 15% das mulheres atendidas na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes apresentam diabetes gestacional
Sergipe Governo de Sergipe emite aviso meteorológico de chuvas moderadas a intensas no estado
Tocantins Hospital Geral de Palmas amplia acesso à cirurgia bariátrica e já beneficiou mais de 260 pacientes
Saúde Sarampo: Saúde pede reforço de vacinação de crianças em SP e Guarulhos
Marabá - PA Saúde: Ação do Junho Violeta conscientiza sobre violência contra a pessoa idosa e incentiva envelhecimento ativo
Cuiabá - MT Pronto-Socorro Municipal inicia III SISMA e reforça compromisso com gestão ambiental na saúde Mín. 25° Máx. 26°