
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), concluiu, nesta sexta-feira (20), as atividades da primeira turma do Curso de Vigilância Epidemiológica da covid-19, influenza e outros vírus respiratórios.
Ao todo, participaram da capacitação cerca de 30 profissionais que atuam como assessores técnicos da Vigilância Epidemiológica da Superintendência de Saúde de Fortaleza, Áreas Descentralizadas de Saúde dessa região e profissionais da Saúde Indígena do Ceará.
A formação, ofertada na modalidade semipresencial, foi idealizada a partir da necessidade de ampliar conhecimentos, habilidades e atitudes desses trabalhadores para que eles possam aplicar as ações de saúde relacionadas a essas doenças em seus respectivos campos de prática.
A facilitadora do curso, Pâmela Linhares, explica que o projeto vai ao encontro da intenção de proporcionar aos participantes o contato com práticas de saúde reflexivas e propositivas, articuladas com a sociedade e que operem na melhoria da qualidade dos serviços prestados à população.
“É fortalecendo a prática desses técnicos nos seus territórios que vamos antecipar futuras epidemias e pandemias. Somente provendo esse arcabouço teórico-prático é que vamos fortalecer a nossa vigilância epidemiológica do Ceará”, pontuou.
A enfermeira Camilla Veras participou da capacitação e fala sobre a experiência adquirida:
A iniciativa foi ofertada pela Diretoria de Educação Permanente e Profissional em Saúde (Dieps) por meio da Gerência de Educação Permanente em Saúde (Geduc) da ESP/CE e ocorreu em parceria com a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep) da Sesa.
Sergipe Exposição 'Arte, Processo & Sentir' fica disponível até o dia 30 de julho na Secult
Saúde Anvisa proíbe plataforma de consulta online e entrega de medicamento
Sergipe Detran/SE informa alteração nos valores dos exames de trânsito por determinação da Justiça Federal
Sergipe Cerca de 15% das mulheres atendidas na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes apresentam diabetes gestacional
Sergipe Governo de Sergipe emite aviso meteorológico de chuvas moderadas a intensas no estado
Tocantins Hospital Geral de Palmas amplia acesso à cirurgia bariátrica e já beneficiou mais de 260 pacientes
Saúde Sarampo: Saúde pede reforço de vacinação de crianças em SP e Guarulhos
Marabá - PA Saúde: Ação do Junho Violeta conscientiza sobre violência contra a pessoa idosa e incentiva envelhecimento ativo
Cuiabá - MT Pronto-Socorro Municipal inicia III SISMA e reforça compromisso com gestão ambiental na saúde Mín. 25° Máx. 26°