
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) iniciou nessa segunda, 16, a primeira etapa do Projeto Lírios do Cerrado. As aulas ocorrem na Escola Tocantinense do SUS Dr. Gismar Gomes (ETSUS-TO) e visa a formação de Multiplicadores para o Fortalecimento da Atenção à Pessoa em Situação de Violência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), no Tocantins.
O curso é direcionado aos trabalhadores e atores estratégicos envolvidos na atenção e gestão no contexto da violência no âmbito municipal, estadual e federal. No total são ofertadas 1.270 vagas, sendo 45 para multiplicadores e 1.225 vagas para formação de trabalhadores da rede de atenção à saúde, distribuídas em 16 polos que abrangem as oito regiões de saúde do Estado.
A diretora da ETSUS, Raimunda Fortaleza, ressaltou que “precisamos combater de todas as formas qualquer tipo de violência, seja ela física, emocional, sexual, autoprovocada, e uma das formas de combater é a qualificação dos trabalhadores do SUS, o Projeto Lírios do Cerrado é estratégias de enfrentamento para fortalecer a atenção integral às pessoas vítimas das mais diversas violências”.
“Esperamos que cada participante se envolva com a temática, bem como se comprometa em promover nos seus cenários de atuação um processo de educação permanente para o fortalecimento da atenção às pessoas em situação de violência”, destacou a técnica coordenadora do Projeto Lírios do Cerrado, Margarida Araújo.
“O projeto Lírios do Cerrado se constitui como processo de formação fundamental para a atenção a saúde da população tocantinense, teremos além de equipes qualificadas, o projeto irá estruturar e implementar da Rede de Atenção Pessoa em Situação de Violências nos nossos estabelecimentos de saúde, garantindo a melhoria da qualidade do atendimento às pessoas acometidas por violência”, ressaltou o diretor de Regulação, Monitoramento e Avaliação do Trabalho na Saúde, Robson José da Silva.
O titular da SES-TO, Carlos Felinto, esteve na abertura das aulas e destacou que a atenção à pessoa vítima de violência é uma prioridade da gestão. “Essa temática é muito importante e necessária dentro do atual cenário do nosso Estado, por isso buscamos com essa formação, impactos positivos no processo de fortalecimento da atenção integral à pessoa em situação de violência no âmbito da Rede de Atenção à Saúde do SUS tocantinense”, reforçou o secretário.
O coordenador do Programa Diversidade na Saúde (PDS/SES-TO), Francisco de Assis Neves Neto, destacou que “capacitar o trabalhador do SUS é valorizar esse profissional, pois precisamos entender que o processo de aprendizado é contínuo, e dentro dessa temática a capacidade de reconhecer e identificar vulnerabilidades e violências sofridas pelo usuário do SUS são essenciais para nossa atuação enquanto trabalhadores da saúde”.
Dados
Em 2022, o Tocantins registrou 5.317 casos de violências, incluindo violência autoprovocada, tráfico de seres humanos e intervenção legal. De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN/NET), foram 3.407 casos de violência cometidos contra mulheres (64%). De todos os casos registrados, 1.963 foram de violência contra crianças de 0 a 14 anos.
Sergipe Exposição 'Arte, Processo & Sentir' fica disponível até o dia 30 de julho na Secult
Saúde Anvisa proíbe plataforma de consulta online e entrega de medicamento
Sergipe Detran/SE informa alteração nos valores dos exames de trânsito por determinação da Justiça Federal
Sergipe Cerca de 15% das mulheres atendidas na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes apresentam diabetes gestacional
Sergipe Governo de Sergipe emite aviso meteorológico de chuvas moderadas a intensas no estado
Tocantins Hospital Geral de Palmas amplia acesso à cirurgia bariátrica e já beneficiou mais de 260 pacientes
Saúde Sarampo: Saúde pede reforço de vacinação de crianças em SP e Guarulhos
Marabá - PA Saúde: Ação do Junho Violeta conscientiza sobre violência contra a pessoa idosa e incentiva envelhecimento ativo
Cuiabá - MT Pronto-Socorro Municipal inicia III SISMA e reforça compromisso com gestão ambiental na saúde Mín. 25° Máx. 26°