
No período da estiagem, 48 municípios do estado do Amazonas apresentaram baixo e médio risco do mosquito da dengue, de acordo com os dados fornecidos pela Gerência de Doenças de Transmissão Vetorial – Dengue (GDTV-Dengue) da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM).
Dos 62 municípios do Amazonas, 50 apresentaram a circulação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Além disso, 48 municípios realizaram o LIRAa (Levantamento Rápido de índices para o Aedes Aegypti) no mês de agosto de 2023, sendo 38 com baixo e 10 com médio risco.
O levantamento é uma atividade do Programa Nacional de Controle da Arboviroses para desenvolver ações de controle vetorial no Amazonas. “O período sazonal da dengue no Amazonas é na época de chuvas e cheia dos rios. Mesmo em época de estiagem, os cuidados devem ser mantidos para evitar a dengue, zika e chikungunya”, disse a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
Essas ações do LIRAa são realizadas mediante a análise dos gestores que direcionam ações para os bairros de alto e médio risco nas atividades de campo, segundo informa a coordenadora da Gerência de Doenças de Transmissão Vetorial – Dengue (GDTV-Dengue) do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) da FVS-RCP, Luzia Mustafa. “Estão incluídas, nessas ações, a orientação ao morador, eliminação de criadouro, tratamento focal, e nebulização em locais onde há casos”, ressalta Luzia.
LIRAa
No terceiro LIRAa de 2023, os municípios que apresentam situação de baixo risco para dengue são: Alvarães, Anori, Apuí, Atalaia do Norte, Autazes, Barcelos, Beruri, Boca do Acre, Boa Vista do Ramos, Borba, Carauari, Careiro, Codajás, Eirunepé, Envira, Fonte Boa, Humaitá, Ipixuna, Iranduba, Itapiranga, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Manaquiri, Manicoré, Maraã, Maués, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santa Isabel do Rio Negro, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Santo Antônio do Içá, Tonantins e Urucurituba.
Em médio risco estão os municípios de Benjamin Constant, Coari, Guarajá, Japurá, Jutaí, Novo Airão, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Tapauá e Tefé.
Sergipe Exposição 'Arte, Processo & Sentir' fica disponível até o dia 30 de julho na Secult
Saúde Anvisa proíbe plataforma de consulta online e entrega de medicamento
Sergipe Detran/SE informa alteração nos valores dos exames de trânsito por determinação da Justiça Federal
Sergipe Cerca de 15% das mulheres atendidas na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes apresentam diabetes gestacional
Sergipe Governo de Sergipe emite aviso meteorológico de chuvas moderadas a intensas no estado
Tocantins Hospital Geral de Palmas amplia acesso à cirurgia bariátrica e já beneficiou mais de 260 pacientes
Saúde Sarampo: Saúde pede reforço de vacinação de crianças em SP e Guarulhos
Marabá - PA Saúde: Ação do Junho Violeta conscientiza sobre violência contra a pessoa idosa e incentiva envelhecimento ativo
Cuiabá - MT Pronto-Socorro Municipal inicia III SISMA e reforça compromisso com gestão ambiental na saúde Mín. 25° Máx. 26°