
O transporte de equipes e órgãos é uma atividade fundamental para a SC Transplantes. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde está fortalecendo a capacidade de atendimento da instituição com a entrega de dois novos veículos. O investimento foi de R$ 255 mil e incluiu adaptações de segurança no valor de R$ 20 mil. Com um total de seis veículos em circulação, a medida visa a renovação da frota e contribui para a contínua melhoria do sistema de transplantes no estado.
A secretária Carmen Zanotto enfatiza a importância de oferecer condições de trabalho seguras para as equipes que realizam a captação e a remoção de órgãos no estado. “Esses dois veículos novos significam mais segurança para quem atua 24 horas em uma tarefa nobre cuja a vida é estar na estrada para dar vida àqueles que precisam de um órgão. Atitude que reflete um gesto de generosidade de uma família no momento mais complexo, que é quando perdem o ente querido. Então, que a nossa equipe toda tenha muito sucesso no trabalho e muita segurança nas estradas”, destaca a secretária.
O coordenador da SC Transplantes, Joel de Andrade, ressalta a importância da atualização da frota para uma maior eficiência do serviço prestado. “Como os nossos veículos rodam bastante e estavam com uma quilometragem bastante avançada, a renovação da frota é fundamental e esses carros vêm atender às nossas necessidades”, avalia.
Para ele é fundamental ter a disposição um transporte em boas condições, uma vez que as equipes frequentemente precisam percorrer longas distâncias, especialmente quando condições climáticas adversas prejudicam o uso de aeronaves. “A logística é bastante complicada, normalmente distâncias maiores que 200 quilômetros (km) são cumpridas por aeronave, mas os nossos carros rodam bastante porque, não raro, como no tempo atual, a chuva pode prejudicar o uso de aeronaves e as viagens por terra se estendem até 400 km”, completa.
Em 2022, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da SC Transplantes, registrou um recorde de 728 notificações de potenciais doadores, resultando em 329 doadores efetivos, um aumento de 35 em relação a 2021. Além disso, Santa Catarina alcançou um marco na história dos transplantes em 2022, com 1.521 procedimentos realizados, superando a melhor marca anterior de 1.507, estabelecida em 2019.
Mais informações para a imprensa:
Silvestre Aguiar
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
imprensa@saude.sc.gov.br
Sergipe Exposição 'Arte, Processo & Sentir' fica disponível até o dia 30 de julho na Secult
Saúde Anvisa proíbe plataforma de consulta online e entrega de medicamento
Sergipe Detran/SE informa alteração nos valores dos exames de trânsito por determinação da Justiça Federal
Sergipe Cerca de 15% das mulheres atendidas na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes apresentam diabetes gestacional
Sergipe Governo de Sergipe emite aviso meteorológico de chuvas moderadas a intensas no estado
Tocantins Hospital Geral de Palmas amplia acesso à cirurgia bariátrica e já beneficiou mais de 260 pacientes
Saúde Sarampo: Saúde pede reforço de vacinação de crianças em SP e Guarulhos
Marabá - PA Saúde: Ação do Junho Violeta conscientiza sobre violência contra a pessoa idosa e incentiva envelhecimento ativo
Cuiabá - MT Pronto-Socorro Municipal inicia III SISMA e reforça compromisso com gestão ambiental na saúde Mín. 25° Máx. 26°