

Maria Alzenir de Sousa, 76, teve indicação de cirurgia aprovada para retirar um nódulo benigno que começou a gerar dores na mama
Seis mulheres passaram por cirurgia no Hospital Estadual Leonardo da Vinci (Helv), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará, no último sábado (7), para tratar de doenças benignas da mama. As pacientes foram recebidas na unidade com balões, uma ação em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização à prevenção do câncer de mama.
Maria Alzenir de Sousa, 76, foi uma das beneficiadas com procedimento cirúrgico. Desde 2006, a comerciária convivia com um nódulo benigno na mama, sendo acompanhada e fazendo exames periódicos. A lesão passou a incomodar e a recomendação foi operar. “Às vezes ele dava aquela aquela pontadinha pouca, uma vez aumentava, outra vez diminuía”, explica.
Para o coordenador médico do bloco cirúrgico do Helv, Wlademir Roriz, o Outubro Rosa possibilita que sejam feitas ações que ressaltem a importância da prevenção ao câncer de mama, uma doença que afeta milhares de mulheres todos os anos. “Quanto mais pessoas sabem sobre os sinais, sintomas e exames preventivos, maior a chance de diagnósticos precoces e tratamentos eficazes. Falar sobre o tema é crucial, pois aumenta a conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama”.
A mastologista Tallita Pinheiro pondera que uma lesão benigna confirmada por biópsia possui baixa probabilidade de virar câncer. “A gente não considera. Para o paciente, há um risco maior de aparecer uma outra lesão que seja maligna do que aquele fibroadenoma [nódulo benigno] se transformar em um câncer”, explica.
Mesmo a lesão sendo benigna, as mulheres não podem descuidar da prevenção. “O câncer de mama é o que mais acomete as mulheres e o que causa a maior mortalidade. A gente não consegue prevenir o câncer 100%. O que conseguimos fazer de maneira eficaz é ter um diagnóstico precoce para possibilitar uma menor cirurgia, o menor uso de medicações e um tratamento mais efetivo”, diz a mastologista.
A mastologista Tallita Pinheiro afirma que o melhor exame para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama é a mamografia. “A mamografia é indicada para todas as mulheres a partir dos 40 anos e deve ser feita anualmente. Além da mamografia, existem outros exames que podem ser usados de maneira complementar, ou seja, auxiliam a mamografia no diagnóstico”, diz.
O autoexame continua sendo recomendado, mas não deve ser a única forma de prevenção. “Digamos que a mulher fizesse o seu autoexame todo mês e não conhecesse bem as suas mamas, deixando passar alguma lesão. Não conseguimos palpar lesões muito pequenas que poderiam ser vistas na mamografia e já poderiam ser rapidamente tratadas”, explica Tallita Pinheiro.
As cirurgias realizadas pelo Helv são eletivas e encaminhadas ao ambulatório pela Sesa através da Central de Regulação. A indicação da realização de cirurgia é feita pelo mastologista ou pelo médico-assistente. Mais seis mulheres passarão pelo mesmo tipo de procedimento no próximo dia 21 de outubro.
Sergipe Exposição 'Arte, Processo & Sentir' fica disponível até o dia 30 de julho na Secult
Saúde Anvisa proíbe plataforma de consulta online e entrega de medicamento
Sergipe Detran/SE informa alteração nos valores dos exames de trânsito por determinação da Justiça Federal
Sergipe Cerca de 15% das mulheres atendidas na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes apresentam diabetes gestacional
Sergipe Governo de Sergipe emite aviso meteorológico de chuvas moderadas a intensas no estado
Tocantins Hospital Geral de Palmas amplia acesso à cirurgia bariátrica e já beneficiou mais de 260 pacientes
Saúde Sarampo: Saúde pede reforço de vacinação de crianças em SP e Guarulhos
Marabá - PA Saúde: Ação do Junho Violeta conscientiza sobre violência contra a pessoa idosa e incentiva envelhecimento ativo
Cuiabá - MT Pronto-Socorro Municipal inicia III SISMA e reforça compromisso com gestão ambiental na saúde Mín. 25° Máx. 26°