
O Governo de Minas, por meio do secretário de Estado de Governo , Gustavo Valadares, representando o governador Romeu Zema, e do secretário de Estado de Saúde e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Fábio Baccheretti, estiveram presentes na inauguração do Hospital Universitário Sagrada Família (HUSF), em Araguari, no Triângulo Mineiro, nessa segunda-feira (9/10). O hospital atenderá pacientes dos 27 municípios da macrorregião de Saúde do Triângulo do Norte, possibilitando reduzir a demanda por serviços de saúde em Uberlândia. Por ser uma entidade filantrópica, 60% dos leitos são destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Em operação há dois meses, o HUSF está realizando cirurgias eletivas com o aporte financeiro do programa estadual Opera Mais .
Moradora do município de Araguari, Aparecida Ventura Vieira foi uma das 300 pacientes do SUS atendidas no hospital. Ela descobriu que estava com inflamação na vesícula e que precisaria ser operada para fazer uma colecistectomia, que é a remoção da vesícula biliar através de um corte abdominal. “Nós estávamos precisando de um hospital como esse em Araguari. Da recepção até ao atendimento, só tenho a agradecer a todo o mundo”. Sua acompanhante, Nilma Ventura Vieira Nunes, também compartilhou sua satisfação. “É de primeira linha. Araguari estava merecendo isso há muitos anos. Eu pensava que (o hospital) não ia chegar, mas chegou. É de primeiro mundo e é na minha cidade”.

Durante a cerimônia de inauguração, o secretário Fábio Baccheretti enfatizou a importância do HUSF para o atendimento da população de Araguari e da macrorregião de Saúde do Triângulo do Norte. “O meu papel e da minha equipe é conseguirmos que esse hospital cresça cada vez mais. Estou muito feliz em dizer que 300 pessoas já operaram neste hospital. Então já transformamos a vida dessas pessoas até hoje”, disse o secretário. Ele destacou uma paciente que teve o primeiro parto humanizado no hospital. “A Melissa, que é pequenininha, fez hoje uma semana de vida e vai ter alta. Ela certamente vai ter uma saúde muito melhor do que a nossa geração, do que a gerações dos nossos pais, dos nossos avós, porque nós, gestores, temos que olhar para o futuro”.
Para o secretário de Governo de Minas Gerais, Gustava Valadares, o HUSF tem uma estrutura inédita em Minas Gerais e de grande importância para a região e para outros serviços de saúde. O secretário afirmou que “é um hospital de excelência, referência para todo o Brasil e para novos hospitais que virão”.
Após visitar a infraestrutura do hospital nessa segunda-feira, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, assinou uma portaria ministerial para custear procedimentos de alta complexidade, como traumatologia, ortopedia, neurocirurgia e cardiovascular da instituição hospitalar. Ela ressaltou a importância do princípio da humanização na saúde. “Os equipamentos, as instalações, a segurança hospitalar são todos notáveis. Mas um hospital funciona bem se os trabalhadores de saúde estiverem engajados nesse projeto e se for um centro de formação, como é a proposta do Imepac (fundação mantenedora do Hospital). Estaremos juntos também apoiando este centro de formação”.
Mais sobre o Hospital Universitário
O HUSF possui área construída de 30 mil metros quadrados, com quatro pavimentos, totalmente climatizado, com heliponto e com uma estrutura que contará com cerca de 337 leitos para atender procedimentos de média e alta complexidade; sendo 20 leitos de UTI, 10 leitos de UTI pediátrica, 10 leitos de UTI neonatal e 19 salas cirúrgicas, além de três salas de parto humanizado, um parque de imagem completo e laboratório de análises clínicas.
O presidente da fundação mantenedora do HUSF e reitor do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (Imepac), José Júlio Lafayette, reforçou que a inauguração demonstra todo potencial de Araguari para disponibilizar atendimentos para outros municípios do Triângulo do Norte, Minas Gerais e para o Brasil. “É um hospital planejado de última geração que se tornou o maior em construção no Brasil, e com a finalidade de atender prioritariamente pelo Sistema Único de Saúde”, explicou.
A cerimônia de inauguração também contou com a presença de autoridades como Helvécio Miranda Magalhães, secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde; Camila Moreira Castro, subsecretária de Redes de Atenção à Saúde da SES-MG; o prefeito de Araguari, Renato Carvalho, e outras autoridades locais e regionais.
Sergipe Exposição 'Arte, Processo & Sentir' fica disponível até o dia 30 de julho na Secult
Saúde Anvisa proíbe plataforma de consulta online e entrega de medicamento
Sergipe Detran/SE informa alteração nos valores dos exames de trânsito por determinação da Justiça Federal
Sergipe Cerca de 15% das mulheres atendidas na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes apresentam diabetes gestacional
Sergipe Governo de Sergipe emite aviso meteorológico de chuvas moderadas a intensas no estado
Tocantins Hospital Geral de Palmas amplia acesso à cirurgia bariátrica e já beneficiou mais de 260 pacientes
Saúde Sarampo: Saúde pede reforço de vacinação de crianças em SP e Guarulhos
Marabá - PA Saúde: Ação do Junho Violeta conscientiza sobre violência contra a pessoa idosa e incentiva envelhecimento ativo
Cuiabá - MT Pronto-Socorro Municipal inicia III SISMA e reforça compromisso com gestão ambiental na saúde Mín. 25° Máx. 26°