
Iniciada em janeiro de 2021, construção recebeu mais de R$ 366 milhões em verbas do Tesouro Estadual e emendas parlamentares
Acompanhado de comitiva de parlamentares federais, o governador Elmano de Freitas realizou vistoria, nesta segunda-feira (9), no Hospital Universitário do Ceará (Huce), equipamento construído no campus Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Também participaram do momento o superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira; a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho; a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro; o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; além de deputados estaduais e outras autoridades. Iniciada em janeiro de 2021, a obra recebeu um aporte de mais de R$ 366 milhões, considerando verbas do Tesouro Estadual e emendas parlamentares.
O prédio está praticamente pronto, restando alguns serviços de retoque e acabamento. Atualmente, cerca de 250 operários seguem no local realizando os trabalhos. Concluída a etapa das estruturas, ainda serão instalados o sistema de geradores elétricos, sistema de nobreaks e duas estações de tratamento de água, que estão com os processos licitatórios em andamento.

Em seguida, detalhou o governador Elmano de Freitas, vêm as etapas de obras de urbanização dos acessos e estacionamento, enquanto acontece o certame licitatório para equipar o hospital.
“Estive aqui como deputado e também como governador. É muito impressionante a celeridade como tudo aconteceu. Gostaria de agradecer a todos os trabalhadores que participaram desta obra. Se depender de mim, aqui teremos uma placa com o nome de cada operário, para que no futuro eles se sintam representados neste equipamento”, disse Elmano, que apontou a estimativa de que os valores totais para entregar o Huce à população, considerando obras e maquinário hospitalar, cheguem a R$ 600 milhões.
Ocupando uma área de 78.6 mil metros quadrados (m²), o Huce disponibilizará à rede estadual mais 680 leitos, sendo 462 de internação em enfermaria e 207 para internação crítica, além de 11 para PPP (pré-parto, parto e pós-parto). Com três torres construídas, o hospital abrange os segmentos clínico, cirúrgico e materno-infantil.

Quintino Vieira comentou todo o processo percorrido até aqui para a construção do Huce. “Estamos falando de uma obra bastante importante e que está no prazo. Vale lembrar que parte do trabalho aqui feito aconteceu durante a pandemia. Mesmo com todas as dificuldades, os trabalhadores receberam todo o apoio necessário”, afirmou.
Tânia Mara Coelho ressaltou o papel acadêmico do Huce, além de citar a multifuncionalidade do hospital. “Esse hospital não será apenas de assistência, também iremos formar muitos profissionais. É um ganho também na formação acadêmica de todos esses residentes, não só de Medicina. Equipamento completo, também será o primeiro hospital estadual com um centro de oncologia”.

Ainda integram o pacote de investimentos do Huce a urbanização e o paisagismo no entorno das três torres, incluindo áreas verdes e uma praça de aproximadamente 3.400 m² em frente à entrada principal do complexo, e ainda a pavimentação de sete áreas de estacionamento, com um total de 2.026 vagas.

Além dessas melhorias, um trajeto de 1,62 km será duplicado em duas vias que dão acesso ao Huce: a Rua Betel e a Rua M. Enquanto a duplicação da Rua Betel garantirá um fluxo de veículos mais ordenado e seguro na chegada ao Huce para quem vem pela Avenida Silas Munguba, a Rua M vai oferecer mais comodidade e agilidade para os motoristas que seguem da Avenida Benjamim Brasil e Rua Holanda em direção ao hospital.
Sergipe Exposição 'Arte, Processo & Sentir' fica disponível até o dia 30 de julho na Secult
Saúde Anvisa proíbe plataforma de consulta online e entrega de medicamento
Sergipe Detran/SE informa alteração nos valores dos exames de trânsito por determinação da Justiça Federal
Sergipe Cerca de 15% das mulheres atendidas na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes apresentam diabetes gestacional
Sergipe Governo de Sergipe emite aviso meteorológico de chuvas moderadas a intensas no estado
Tocantins Hospital Geral de Palmas amplia acesso à cirurgia bariátrica e já beneficiou mais de 260 pacientes
Saúde Sarampo: Saúde pede reforço de vacinação de crianças em SP e Guarulhos
Marabá - PA Saúde: Ação do Junho Violeta conscientiza sobre violência contra a pessoa idosa e incentiva envelhecimento ativo
Cuiabá - MT Pronto-Socorro Municipal inicia III SISMA e reforça compromisso com gestão ambiental na saúde Mín. 25° Máx. 26°