A Black Friday 2023, um dos maiores eventos promocionais do comércio brasileiro já se aproxima e os estabelecimentos deram início aos preparativos da campanha de descontos para alavancar as vendas. Todos os preparativos valem não só para a data oficial da Black Friday que ocorre em 24 de novembro, mas também para o Esquenta Black Friday que ocorre dias antes, e o Cyber Monday que acontece no dia 27 de novembro.
Recentemente, a Olist montou um Relatório de Tendências da Black Friday que foi baseado em uma entrevista realizada com 1,6 mil lojistas. Neste relatório, foi constatado que 73% dos lojistas acreditam que as plataformas de marketplaces serão os maiores responsáveis pelo impulsionamento das suas vendas na Black Friday, enquanto 41,7% vão apostar nas vendas pelo próprio e-commerce, 29,2% usarão suas redes sociais e 20,6% realizarão suas vendas na loja física.
Já a MField entrevistou 2300 consumidores os quais revelaram suas preferências de canais de compras para aproveitar a Black Friday 2023. Os dados mostram que 56,7% preferem lojas online; 18,6% querem tanto lojas físicas quanto lojas online, enquanto 3,9% preferem apenas as lojas físicas.
Com base nesses dados, a experiência de compra deixa de ser uma tendência nas vendas online, e passa a ser um dos requisitos indispensáveis para garantir um pós-venda de sucesso na Black Friday 2023, já que a Pesquisa de Tendências do Cliente OpinionBox também afirma que cerca de 81% dos consumidores preferem comprar mais em empresas que oferecem uma boa experiência de compra.
Em uma entrevista realizada com o Victor Nakamura, coordenador de marketing da Gráfica GIV Online, gráfica especializada em materiais de merchandising, brindes e embalagens personalizadas, o mesmo destaca que a Black Friday deve ser pensada além das ofertas mirabolantes que já ocorrem todo ano.
Para o especialista, os segmentos que estarão em alta na Black Friday 2023 devem investir em estratégias de marketing, ter um controle rigoroso de estoque, uma logística bem preparada, segurança cibernética, qualidade dos produtos, facilidades de pagamento, melhores condições de frete, além de estratégias atrativas para uma boa experiência de compra.
Para o coordenador da GIV Online, uma das maneiras de trabalhar a experiência de compra nos marketplaces, e-commerces e redes sociais, são o uso de embalagens personalizadas, entregas de brindes, mensagens de agradecimento, dentre outras maneiras que possam superar as expectativas dos clientes.
“Investir em Unboxing Experience é agregar valor à compra e obter mais chances de fidelização. Isso significa ter uma visão ampla de negócio que vai além de uma oferta relâmpago da Black Friday”, comenta Nakamura.
A pesquisa da MField aponta também que 75,6% dos brasileiros pretendem realizar compras na data oficial da Black Friday, o que representa um aumento de 32,2% de consumidores com intenção de compra. E os setores de maior interesse são: vestuário e acessórios (39,3%), eletrônicos (37,5%), cosméticos (35,9%), calçados (33,2%) e eletrodomésticos (31,5%).
“Muitos setores farão campanhas da Black Friday. E com a concorrência cada vez mais acirrada, só terão destaques as empresas que forem mais criativas com o Unboxing Experience. É isso que determinará o sucesso pós-campanha”, conclui o especialista.
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