
fdf
Mais um município cearense recebeu o Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio). A 60ª base do grupamento foi implantada em Aurora, no Cariri, neste domingo (27). Além do reforço policial, o Governo do Ceará também instalou uma central de videomonitoramento. São mais 23 policiais ajudando no combate à criminalidade. Eles terão o auxílio de 10 motocicletas, uma viatura e 15 câmeras localizadas nas principais ruas e avenidas da cidade.
A atuação do CPRaio é diferenciada pela agilidade que as equipes têm na ação contra a marginalidade, explicou o governador Camilo Santana. “Existe uma coisa chamada mobilidade do crime. Geralmente um bandido vai fazer um crime ele usa uma moto ou um carro. Se ele entra em um beco, o carro da polícia vai atrás dele e não consegue entrar. Agora não. Não vai ter bandido que o Raio não vai pegar. Vai pegar todos, porque tem o melhor equipamento”, enfatizou o chefe do Executivo estadual.

Em recado direto aos policiais, a vice-governadora Izolda Cela desejou sorte e que eles possam contribuir o máximo com a melhoria da qualidade de vida dos moradores. “Que vocês possam bem servir a população de Aurora fazendo o seu melhor e prestando esse serviço público da maior relevância, que é defender e proteger a integridade, a segurança das famílias de Aurora”, falou Izolda.

O CPRaio está na Capital, 14 cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e mais 45 do Interior. No total, 2.757 policiais militares integram o comando. São 1.673 motocicletas e 126 viaturas.
Já as centrais de videomonitoramento têm câmeras espalhadas por 59 municípios, totalizando 3.501, todas integradas. “Se o bandido achar que essas câmeras só funcionam de dia, ele pode tirar o cavalinho da chuva. A câmera tem a mesma qualidade de dia e à noite”, avisou Camilo Santana.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, enfatizou a capacidade que o grupamento tem para agir contra a criminalidade. “Tenho certeza que a história da segurança pública em Aurora será uma antes do Raio e outra depois. O Raio é sinônimo de efetividade, de prisão, de operacional. O Raio ano passado retirou das ruas do Ceará mais de 6.600 criminosos, retirou das mãos do bandido mais de 2.100 mil armas, ou seja, o Raio trabalha para que quem pratique crime fique preso para pagar pelos seus crimes e não pratique mais. Reduz a criminalidade e aumenta a sensação de segurança”, destacou Caron.

Para o prefeito Marcone Tavares, a instalação da base representa o maior reforço policial que o município há recebeu. “Em 1858 se instalou a primeira força policial aqui em Aurora. De lá pra cá, nesses 174 anos, é o maior acontecimento em segurança pública para o nosso município. Então, nossa palavra é de gratidão e reconhecimento”, disse o gestor municipal.
A chegada do CPRaio ao município representa mais tranquilidade para os moradores da cidade. Famílias inteiras compareceram para dar as boas-vindas aos novos policiais. Uma delas era a do metalúrgico José Ferreira, 47 anos. Acompanhado do seu filho Mateus, Ferreira traduziu o sentimento dos habitantes de Aurora. “Vamos nos sentir mais tranquilos. É um ótimo reforço na segurança. Já conhecia o trabalho deles em outros municípios. É muito bom para nossa cidade”, comemorou.

Para integrar o grupamento, os policiais passam por um treinamento específico, que inclui aulas práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais. Os militares são preparados para agir nos mais diversos cenários apresentados, principalmente, pelo fato de poderem acessar, com mais facilidade, ruas estreitas e locais longínquos, mantendo alto grau de destreza e segurança durante as ações e operações de patrulhamento tático.
Recentemente, o Governo do Ceará anunciou que o comando será expandido para mais cidades. Nesta quarta fase de ampliação do CPRaio, municípios com mais de 25 mil habitantes serão agraciados, e também ganharão uma central de videomonitoramento.
Finalizada essa fase, o Ceará passará a ter 84 bases do Raio, com 3.436 policiais, 1.853 motocicletas e 142 viaturas, além de 82 centrais de videomonitoramento, com 3.843 câmeras.

Durante o evento, o governador Camilo Santana anunciou que o município já conta com internet gratuita em alguns locais públicos. Para ter acesso ao Ceará Conectado, a pessoa basta realizar o cadastro solicitado na hora que selecionar a rede de Wi-Fi disponibilizada pelo programa.
Camilo Santana também aproveitou a ocasião para assinar a ordem de serviço de um Centro de Educação Infantil e uma areninha para o município.
Ceará Dia do Operador Aerotático: pelos céus do Ceará, profissionais auxiliam a Segurança Pública em diversos tipos de missões
Segurança Pública PMPR apreende mais de 5 toneladas de maconha em operações no Oeste
Piauí Secretaria da Segurança inaugura espaço Pit Stop da Cidadania para motoristas de aplicativo nesta quinta (25)
Ceará Programação da 62ª Semana de Prevenção do Corpo de Bombeiros do Ceará tem início neste sábado (27)
Segurança Pública Em ação integrada, PMPR recupera joias roubadas em shopping de Curitiba
Segurança Pública PCPR mira organização de produção e distribuição de drogas para diversos estados
Ceará Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra suspeito de feminicídio em Morrinhos
Celular Seguro “Muita coisa vai mudar se ousarem roubar um celular daqui para frente”, diz Lula no lançamento da nova fase do Celular Seguro.
Sergipe Rua São João recebe ainda mais visitantes durante nova edição da Segundona do Turista Mín. 25° Máx. 26°