
O Odontomóvel, destaque do Programa Saúde Mais Perto nas Escolas, já percorreu 125 municípios do interior, além da capital, e chegou em 413 escolas estaduais. O programa, lançado em março deste ano, pelo Governo do Estado, é fruto da colaboração entre as Secretarias da Educação (SEC) e da Saúde (Sesab). Cerca de 144 mil estudantes, professores e trabalhadores da rede estadual de ensino, já foram atendidos pelos serviços que vão desde avaliações bucais de rotina até procedimentos mais complexos, como restaurações, tratamentos de canal, cirurgias odontológicas e exames radiológicos. O programa também tem como meta promover hábitos de prevenção e conscientizar sobre a importância da saúde bucal.
A secretária da Educação, Adélia Pinheiro, falou sobre a iniciativa. “Educação e Saúde são duas coisas que caminham juntas. E este programa faz parte do conjunto de ações que mostram o cuidado do Governo do Estado com a nossa juventude, com os nossos educadores e trabalhadores da Educação”, afirmou.
Cada Odontomóvel – carretas equipadas com consultórios – tem a capacidade para abrigar, simultaneamente, até dez dentistas de diversas especialidades, além dos demais profissionais que completam a equipe de atendimento.
Neste mês de outubro, o Odontomóvel já está realizando atendimento desde segunda-feira (2), em escolas estaduais localizadas nos municípios de Vera Cruz, Ipirá, Presidente Jânio Quadros, Central, Tucano e Mucuri. Nesta quinta-feira (5), estará disponível no município de Muniz Ferreira.
Serviço
Em Ipirá, a aluna do 2º ano do Colégio Estadual Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Jacuípe (Cetep), Caroline Mascarenhas Carvalho, 17, falou sobre o atendimento. “Gostei muito do serviço do Odontomóvel. A pessoa que me atendeu foi muito gentil e profissional e teve todo o cuidado ao realizar o procedimento. Realizei uma limpeza e sai totalmente satisfeita”, disse.
Para ter acesso ao serviço, os estudantes interessados devem apresentar a carteira do SUS atualizada, juntamente com os documentos de identificação, além do termo de autorização devidamente assinado pelos pais ou responsáveis, no caso de menores de idade. Os atendimentos acontecem das 8h às 17h e contam com atividades educativas e orientações sobre os cuidados com a saúde bucal.
Confira a programação da primeira semana de Outubro:
Ipirá – Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Jacuípe – de 2 a 7 de outubro;
Presidente Jânio Quadros – Colégio Estadual do Campo Eraldo Tinoco – Tempo Integral – de 2 a 7 de outubro.
Central – Colégio Estadual de Tempo Integral José de Souza Machado – Tempo Integral – de 2 a 7 de outubro.
Tucano – Colégio Estadual de Tempo Integral de Tucano – Tempo Integral – de 2 a 11 de outubro.
Mucuri – Colégio Estadual Integração – Distrito de Itabatan – de 2 de setembro a 7 de outubro.
Muniz Ferreira – Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães – de 5 a 7 de outubro.
Fonte: Ascom/SEC
Mato Grosso do Sul MS consolida protagonismo e recebe reconhecimento internacional por vigilância de vírus respiratórios
Sergipe Exposição 'Arte, Processo & Sentir' fica disponível até o dia 30 de julho na Secult
Saúde Anvisa proíbe plataforma de consulta online e entrega de medicamento
Sergipe Detran/SE informa alteração nos valores dos exames de trânsito por determinação da Justiça Federal
Sergipe Cerca de 15% das mulheres atendidas na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes apresentam diabetes gestacional
Sergipe Governo de Sergipe emite aviso meteorológico de chuvas moderadas a intensas no estado
Tocantins Hospital Geral de Palmas amplia acesso à cirurgia bariátrica e já beneficiou mais de 260 pacientes
Saúde Sarampo: Saúde pede reforço de vacinação de crianças em SP e Guarulhos
Marabá - PA Saúde: Ação do Junho Violeta conscientiza sobre violência contra a pessoa idosa e incentiva envelhecimento ativo Mín. 25° Máx. 26°