
Cerimônia civil e religiosa foi realizada no hall da enfermaria pós-cirúrgica do HGF
O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou, na última segunda-feira (2), o casamento do paciente em cuidados paliativos Deusdedith Gomes, de 64 anos. Internado no hospital desde o último dia 11 de setembro, ele compartilhou com a equipe do Serviço de Cuidados Paliativos (CP) o desejo de oficializar o casamento com a companheira, Lucinete Vieira, 62.
“Foi uma das questões trazidas pelo paciente, de como ele gostaria de ser cuidado. Então providenciamos um casamento simples, mas rodeado de muitas pessoas queridas e de muito amor”, ressaltou a médica e coordenadora de CP do HGF, Raisa Carvalho.
A assistência da equipe multiprofissional de Cuidados Paliativos consiste em proporcionar qualidade de vida a pacientes e familiares diante de uma doença que ameaça a vida. “As pessoas costumam falar de preparação para a morte, mas nós tratamos da vida. Nosso trabalho vai além do controle de sintomas. Nós acompanhamos todo o cuidado com o paciente, valorizando sempre a dignidade e as virtudes dele”, reforçou Raisa.

Celebração contou familiares dos noivos e profissionais de saúde que atendem Deusdedith
O matrimônio foi realizado nas esferas civil e religiosa com o suporte da Comissão Ecumênica do HGF, da juíza de paz Toia Vasconcelos e do padre Alex Ludo Hulsmans, da Paróquia São José. Também deram suporte a toda a preparação da celebração os profissionais da enfermaria pós-cirúrgica da Emergência, onde o paciente se encontra internado.
“Foi um pedido surpresa depois de ele conversar com a equipe. Mas, quando é amor, a gente aceita”, compartilhou Lucinete, que mantém relacionamento com Deusdedith há sete anos. “Só tenho gratidão por toda a ajuda que recebemos aqui no HGF. Agora quero levar ele para casa bem, se Deus quiser”, acrescentou a esposa.

Equipe de Cuidados Paliativos do HGF celebrou o evento com Deusdedith e Lucinete
A equipe multidisciplinar de CP do HGF é composta por oito médicos, três enfermeiras, três psicólogas, duas assistentes sociais, uma fisioterapeuta e uma fonoaudióloga. Além da atuação na enfermarias, o serviço atende de forma ambulatorial nas quartas-feiras, no turno da tarde. O acesso ao serviço é por meio da Central de Regulação da Sesa.
Mato Grosso do Sul MS consolida protagonismo e recebe reconhecimento internacional por vigilância de vírus respiratórios
Sergipe Exposição 'Arte, Processo & Sentir' fica disponível até o dia 30 de julho na Secult
Saúde Anvisa proíbe plataforma de consulta online e entrega de medicamento
Sergipe Detran/SE informa alteração nos valores dos exames de trânsito por determinação da Justiça Federal
Sergipe Cerca de 15% das mulheres atendidas na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes apresentam diabetes gestacional
Sergipe Governo de Sergipe emite aviso meteorológico de chuvas moderadas a intensas no estado
Tocantins Hospital Geral de Palmas amplia acesso à cirurgia bariátrica e já beneficiou mais de 260 pacientes
Saúde Sarampo: Saúde pede reforço de vacinação de crianças em SP e Guarulhos
Marabá - PA Saúde: Ação do Junho Violeta conscientiza sobre violência contra a pessoa idosa e incentiva envelhecimento ativo Mín. 25° Máx. 26°