
O prefeito Elinaldo Araújo, acompanhado da secretária da Educação, Neurilene Martins, vai participar do Seminário Nacional pela Alfabetização 2023, em Brasília, nos dias 19 e 20 de setembro, evento que reunirá autoridades em educação e representantes de organizações civis, estados e municípios com o intuito de, por meio da troca de conhecimento entre especialistas, criar estratégias eficazes para o desenvolvimento de políticas educacionais de qualidade visando a proficiência leitora das crianças brasileiras.
O chefe do Executivo municipal destacou a importância de Camaçari estar representada neste evento, considerando o movimento de qualificação do ensino público em andamento na rede municipal, fazendo referência à estruturação do Sistema Próprio de Ensino de Camaçari. “É importante participarmos deste seminário, onde estaremos reunidos com outros gestores e estudiosos da Educação para dialogar sobre alfabetização, para fortalecer as nossas abordagens pedagógicas e para aprimorar as aprendizagens das nossas crianças”, afirmou.
A secretária de Educação, Neurilene Martins, também compartilha de boas expectativas. “Esse é um evento promovido para consolidar a pauta da alfabetização das crianças como prioridade no país e Camaçari integra essa mobilização. Participar dessa discussão vai inspirar novas práticas disruptivas na nossa rede, fazendo com que mais ações como os projetos Mais e Melhor Educação, Escola de Verão, Ateliês de Estudo e a certificação de professores alfabetizadores com trabalhos destacados na rede – uma forma de reconhecimento e estímulo de boas práticas – venham aprimorar ainda mais as políticas de alfabetização implementadas no município”, destacou.
As temáticas a serem abordadas no evento incluem a colaboração educacional envolvendo estados, municípios e sociedade civil; a valorização dos materiais didáticos e referenciais curriculares contextualizados; estratégias pedagógicas para elevar os índices de alfabetização entre as crianças de 8 anos; a construção de uma agenda nacional para a alfabetização; a formação continuada de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; entre outras.
O Seminário Nacional de Alfabetização é resultado da cooperação dos estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe, com apoio do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), da Associação Bem Comum (ABC), da Fundação Lemann e do Instituto Natura.

Piauí Alunos da Uespi de Campo Maior são selecionados para estágio em instituições de referência nacional na área de biologia
Ceará População Indígena de Crateús ganha nova escola Kariri Tabajara
Piauí Seduc inicia nova etapa do projeto Cinema na Escola em sete municípios
Educação Paraná reduz taxa de analfabetismo para 3,3% e reforça trajetória de queda iniciada em 2019
Atibaia - SP Prefeitura de Atibaia entrega reforma completa de quadra na escola Pedro de Alcântara
Educação Escola de Formação abre 25 mil vagas em cursos gratuitos para fortalecer a educação mineira
Ceará Programa de Educação Financeira promove webinar sobre apostas online e seus impactos
Piauí Alunos da Uespi de Campo Maior são selecionados para estágio em instituições de referência nacional nas áreas de botânica e entomologia
Educação Em oito anos, Paraná investe R$ 2,8 bilhões e diversifica alimentação escolar Mín. 23° Máx. 24°