O Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa) começou a ofertar, no início de agosto, o tratamento de quimioterapia para Tumor Venéreo Transmissível Canino (TVT). A doença, altamente transmissível, é um dos tumores que mais acomete os cães, sendo mais comuns em animais jovens que vivem nas ruas e sexualmente ativos.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, explicou que, como a doença atinge mais os animais em situação de rua, são os apoiadores da causa animal que mais buscam pelo tratamento feito por meio de quimioterapia endovenosa e, em alguns casos radioterapia. Ela ressaltou que até o momento foram registrados seis casos da doença e um desses animais já concluiu o tratamento.
O médico veterinário do Casa, Gilmar Lopes, explicou que entre os sintomas do TVT estão odor desagradável, secreção nos órgãos genitais, que podem apresentar sangue ou não, inchaço na região afetada e surgimento de nódulos no corpo. O veterinário ressaltou também que apesar da genitália ser o órgão mais atingido, outras partes do corpo também podem sofrer com a doença, principalmente boca, focinho e mucosas.
Além do tratamento quimioterápico e consultas com médicos veterinários, o centro oferece serviços de castrações, atendimento de primeiros socorros e disponibilização de internamento apenas durante o dia, exames laboratoriais pré-operatórios, procedimentos veterinários diversos e de cirurgias de baixa e média complexidade.
Mín. 24° Máx. 25°