Sunday, 28 de June de 2026
25°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Saúde Saúde

MS dá início a Campanha de Multivacinação para atualização vacinal em crianças e adolescentes

O cuidado com a saúde das crianças e adolescentes deve começar na prevenção. Por isso, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) realiza até o dia 23 d...

11/09/2023 às 06h05
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Mato Grosso do Sul
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O cuidado com a saúde das crianças e adolescentes deve começar na prevenção. Por isso, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) realiza até o dia 23 de setembro a Campanha de Multivacinação para todas as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

A campanha, que teve início no sábado (9), acontece nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul e tem como objetivo atualizar a Caderneta de Vacinação desse grupo. A vacinação é gratuita e disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todas as unidades de saúde do Estado.

Para a coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Rezende Goldfinger, é importante que os pais, familiares e/ou responsáveis levem as crianças e adolescentes, menores de 15 anos, até uma Unidade de Saúde mais próxima para a atualização da Caderneta de Vacinação.

“Essa campanha vem com uma intensificação para crianças e adolescentes para realmente resgatarmos e atualizarmos a caderneta vacinal, especificamente desta população. Para isso, é essencial que todos compareçam aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi aplicada ou se há doses em atraso”, explica.

Continua após a publicidade

Todos os municípios do estado já estão abastecidos com os imunizantes e a postos para dar início à Campanha de Multivacinação. A campanha é uma forma de garantir o controle e eliminação de doenças como a poliomielite, sarampo, rubéola, febre amarela e varicela (catapora), e que podem ser prevenidas com a atualização da caderneta de vacinação.

Dia D

Continua após a publicidade

No sábado (16), acontece o Dia D da Campanha de Multivacinação nos 79 municípios do estado. A mobilização social tem o objetivo de fazer com que a população atualize a caderneta de vacinação.

Em Campo Grande, o Dia D é uma realização da SES em parceria com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande) e acontece na Praça Ary Coelho, região central da Capital, das 8 horas às 11 horas.

Continua após a publicidade

Confira as vacinas que serão disponibilizadas:

Para crianças

BCG; Hepatite B; Rotavírus humano (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV); Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela; Pneumocócica 23-valente (Pncc 23*), vacina indicada para população indígena a partir dos cinco anos de idade.

Para adolescentes menores de 15 anos

Hepatite B (HB recombinante); Difteria, Tétano (dT); Febre amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada); Pneumocócica 23-valente (Pncc 23), vacina indicada para população indígena.

Kamilla Ratier, Comunicação SES

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários