
Mais de 30 colaboradores do programa RespirAR e Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), ambos coordenados pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer do Amazonas (Sedel), deram importante demonstração de solidariedade ao doarem sangue para reforçar o estoque da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).
“O ato de doar sangue é um gesto de solidariedade que salva vidas. A iniciativa dos colaboradores da secretaria é fundamental para que possamos ajudar outras vidas, não só por meio do esporte mas também pelo ato de doar sangue. Juntos podemos dar suporte e garantir um suprimento vital para aqueles que mais precisam”, disse Jorge Oliveira, secretário da Sedel.
Suzete Camurça, socióloga do setor de captação de doadores do Hemoam, ressalta que nos períodos de feriado há uma queda no estoque de sangue da Fundação. “Doadores que viajam para o interior ficam 30 dias sem doar. Então essa ação da Sedel muito nos ajuda, agradecemos imensamente”, disse a colaboradora, lembrando que uma única doação pode salvar até quatro vidas.
A Fundação Hemoam é a única instituição pública responsável pela distribuição de sangue no estado, que atualmente está com o estoque de sangue entre 400 e 500 bolsas, quando o ideal é que se tenha 800 bolsas para garantir a demanda de todo o estado. Pensando em ajudar a causa, mais de 30 colaboradores da Sedel se disponibilizaram para a doação.
“Durante uma tratativa com o secretário Jorge Oliveira, soubemos da necessidade do estoque de sangue nesse feriado, então, nos disponibilizamos para fazer essa mobilização. Como defendemos a bandeira do esporte e saúde, então salvar vidas é nossa missão”, disse Márcio Barbosa, gerente do Programa RespirAR.
Como doar sangue
Para doar sangue a pessoa precisa estar saudável, ter entre 16 e 69 anos e estar munido de um documento com foto. As doações podem ser feitas na Fundação Hemoam, localizada na Avenida Constantino Nery, 4397, Bairro Chapada, de segunda a sábado, das 7h30 às 17 horas.
Homens podem doar até quatro vezes por ano, e mulheres até três vezes. Pessoas com qualquer tipo sanguíneo podem doar, os mais procurados são especialmente dos tipos O+, O- e tipagens negativas.
Cuiabá - MT Conferência Municipal de Saúde começa nesta segunda-feira (29)
Piauí Ceir promove minicurso sobre estratégias de ensino e aprendizagem para crianças com autismo
Mato Grosso do Sul MS consolida protagonismo e recebe reconhecimento internacional por vigilância de vírus respiratórios
Sergipe Exposição 'Arte, Processo & Sentir' fica disponível até o dia 30 de julho na Secult
Saúde Anvisa proíbe plataforma de consulta online e entrega de medicamento
Sergipe Detran/SE informa alteração nos valores dos exames de trânsito por determinação da Justiça Federal
Sergipe Cerca de 15% das mulheres atendidas na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes apresentam diabetes gestacional
Sergipe Governo de Sergipe emite aviso meteorológico de chuvas moderadas a intensas no estado
Tocantins Hospital Geral de Palmas amplia acesso à cirurgia bariátrica e já beneficiou mais de 260 pacientes Mín. 25° Máx. 26°