
A gestão da aprendizagem, as juventudes e a cultura de paz nas escolas são temas norteadores do planejamento para o segundo semestre letivo, realizado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), no Hotel Fiesta, em Salvador. O objetivo é avaliar os resultados obtidos nos primeiros meses letivos e as novas estratégias a serem adotadas.
A atividade, iniciada na terça-feira (25) e que segue até sexta-feira (28) conta com a participação de160 profissionais, entre gestores dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE), professores, diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e articuladores, em uma parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, enfatizou que os encontros fazem parte do processo formativo contínuo das equipes gestoras e destacou a necessidade do planejamento. “É importante mantermos esse contato próximo de forma periódica com a nossa rede estadual. O local que ocupo hoje muito me honra, mas não estou sozinha. Precisamos ter os nossos processos de trabalho bem estruturados, definidos e avançar em todas as ferramentas que nos auxiliem no processo de decisão, de monitoramento, que, consequentemente, vai nos dar um redirecionamento, quando for necessário, e o aprimoramento para garantirmos que as ações cheguem em cada localidade e estudante”, afirmou.
As discussões em torno da gestão da aprendizagem incluíram a execução de projetos e programas da SEC, como o Mais Estudo, Educa Mais Bahia, Educação Inclusiva, além da Educação Digital. “Buscamos, assim, atender a realidade de cada unidade, trabalhando com os articuladores no planejamento, acompanhamento, execução e avaliação de todo o processo pedagógico para garantir que nossos alunos possam aprender mais e melhor”, explica o coordenador de Articulação de Projetos para a Educação da SEC, Helder Amorim.
Assédio Zero.
Nesta quarta-feira (26), as discussões foram sobre "Assédio Zero e Prevenção à Violência na Escola", um projeto que vem sendo desenvolvido pela SEC em conjunto com as secretarias estaduais de Segurança Pública; Promoção da Igualdade Racial (Sepromi); e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH).
Prova de Conceito – Na quinta e sexta-feira, o Ensino Médio estará em pauta no evento “Prova de Conceito”, quando serão discutidas a participação estudantil, a saúde socioemocional e a cultura de paz nas escolas. Os participantes terão oportunidade de se aprofundar mais nos principais pontos da iniciativa, sua proposta de governança e sistemática de gestão alinhado às demais estratégias e ações da SEC.
Educação Paraná tem a melhor taxa de frequência escolar do ensino médio do Brasil
Mato Grosso do Sul UEMS abre inscrições para novo curso superior de Licenciatura em Computação
Piauí Alunos da Uespi de Campo Maior são selecionados para estágio em instituições de referência nacional na área de biologia Mín. 23° Máx. 24°