Sexta, 10 de Maio de 2024
26°

Tempo limpo

Salvador, BA

Especiais 2 de Julho, Bahia.

Viva o 2 de Julho no Litoral Norte Tupinambá.

“ A fé não costuma faiá”.

22/06/2023 às 19h22
Por: Colunista Fonte: Coriolano Oliveira Filho.
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Por: Tássio S. Cardoso. Historiador e Doutor em Educação ( UNEB).

Por estas bandas de cá , antigo território Tupinambá, um tema virou a principal pauta nas rodas de conversa, seja nos espaços institucionais ou não. Mas o que vem provocando atenção da mídia, dos gestores, professores e políticos?

A inserção de Lauro de Freitas, Camaçari, Dias D-àvila e Mata de São João na Rota dos festejos do 2 de Julho. Este importante fato, além de movimentar o turismo, a cultura e a economia destes municípios, faz uma reparação histórica sem precedentes, pois reconhece e legitima a participação destas cidades na luta pela consolidação da Independência do Brasil na Bahia.

O Reconhecimento desse mérito só foi possível em virtude do minucioso trabalho do Historiador Diego Copque, que lançou recentemente o livro intitulado: “A presença do Recôncavo Norte da Bahia na consolidação da Independência do Brasil”, bem como também das primorosas pesquisas de Coriolano Oliveira Filho, cujo trabalho, abnegado e altruísta, envolve uma intensa pesquisa de uma década no qual ele investiga o papel de Ipitanga (antigo nome de Lauro de Freitas) nas guerras de Emancipação da Bahia.

Cori, como é conhecido, publicou um artigo em parceria com Vanusa Flor sobre este tema. Tal artigo faz parte do Livro: “De Ipitanga a Lauro de Freitas”, coordenado pelos historiadores Tássio Cardoso e  Gildásio Freitas. Sensível a este fato, realmente um divisor de águas na historiografia regional, o emérito educador Jose Nilton, diretor do Colégio Apoio e membro ilustre do IGHB, numa reunião realizada na última terça-feira (20/06) com os pesquisadores Coriolano e Tássio, anunciou a reedição do “Livro: De Ipitanga a Lauro de Freitas” e do raro livro “ O resumo cronológico e noticioso da Bahia desde o seu descobrimento”.

Deste encontro, surgiu a ideia de realizar um cronograma de diálogos sobre os desdobramentos políticos, econômicos e culturais do 2 de julho na contemporaneidade” com a participação de pesquisadores renomados. Portanto, se Caetano celebrou através de suas músicas o sentimento de pertença em relação ao Recôncavo, Coriolano e outros pesquisadores, demostram, por meio de uma pesquisa consistente e pujante, que o Recôncavo têm uma cavidade maior, não apenas do ponto de vista geográfico, mas também histórico, como diria Milton Santos, “O Recôncavo é tudo isso e mais”, assim o povo do norte deste território recupera o seu pertencimento identitário, já algum tempo esquecido!

Viva o 2 de Julho nestas bandas de cá e, para finalizar, fica aqui a poesia de Gil sempre bem dita por  “Cori”: “ A fé  não costuma faiá”. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lauro de Freitas - BA
Lauro de Freitas - BA
Sobre o município A freguesia de Santo Amaro de Ipitanga tinha esse nome pois cresceu a partir da igreja matriz de Santo Amaro de Ipitanga. Assim ficou até sua emancipação a partir de Salvador, em 1962. Lauro de Freitas está localizado ao norte da capital baiana, na região do Litoral Norte da Bahia. Faz divisa ao sul com Salvador pela praia de Ipitanga; também a oeste com Salvador; ao norte, com Camaçari, divisa pelo Rio Joanes, e Simões Filho, pelo Centro Industrial de Aratu; e a leste com o Oceano Atlântico.
Salvador, BA Atualizado às 10h06 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo limpo

Mín. 26° Máx. 27°

Sáb 28°C 25°C
Dom 27°C 27°C
Seg 27°C 26°C
Ter 27°C 25°C
Qua 27°C 26°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio