
O vice-governador Professor Mateus participou, nesta segunda-feira (5/6), da inauguração da sala de tomografia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, em Pouso Alegre, no Sul de Minas. O tomógrafo instalado no local contou com aporte do Governo de Minas para aquisição e já atende cerca de 150 pessoas por dia. Professor Mateus também visitou as obras do novo Hospital Oncológico do município.
“Fico muito feliz em visitar o Sul de Minas, principalmente em uma agenda pautada na saúde e atendimento de pacientes oncológicos. É muito sofrido ter que se deslocar para fazer um tratamento oncológico, ou fazer em um lugar que não tem a estrutura adequada. Então, todo reforço no atendimento é visto por nós com muita satisfação”, destacou o vice-governador.
Tomógrafo
O novo equipamento custou cerca de R$ 1,4 milhão. A aquisição conta com recursos da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) , como parte do programa de fortalecimento da rede hospitalar do Estado, com a liberação de R$ 160,2 milhões para a aquisição ou modernização de cem tomógrafos em todas as regiões de Minas Gerais, anunciada em 2021.
Outra parte do recurso vem da mantenedora do hospital, a Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí.
Alexandre Hueb, diretor técnico do hospital, explicou que o equipamento já está funcionando há cerca de dois meses. Ou seja, a população já está sendo beneficiada pelo investimento. “Nós já temos um tomógrafo que atende nossa cidade e a região, mas, com esse segundo, que é mais moderno, poderemos oferecer mais atendimentos e com melhor qualidade. Estamos reformando essa área e melhoramos a estrutura para colocar a nova máquina, que já está gerando resultados. São cerca de 150 exames tomográficos diariamente”, destacou.
Hospital
Ainda no local, o vice-governador vistoriou as obras do novo Hospital Oncológico de Pouso Alegre, que está anexado ao Hospital das Clínicas Samuel Libânio. A nova unidade vai contemplar pacientes da cidade e da região. A expectativa é a de que a primeira ala do novo hospital comece a funcionar ainda em 2023.
"Pouso Alegre, como sede macro, é para nós um esteio na questão do atendimento à saúde. A questão oncológica é a que mais nos aflige em Minas, pois ainda temos muitos deslocamentos de longa distância para tratamento, o que é ruim para os pacientes e familiares. Portanto, o reforço no atendimento oncológico é sempre um alívio para as famílias e gestores, pois permite um pouco mais de conforto para as pessoas neste momento tão difícil", afirmou Professor Mateus.
Sergipe Especialista orienta cuidados em casos de queimaduras por caravelas
Sergipe Segundona do Turista reúne cultura popular, quadrilha junina e forró nesta segunda-feira, 29
Saúde Hospital universitário no Rio inaugura era de UTIs Inteligentes no SUS Mín. 25° Máx. 26°