Na tarde deste sábado (3), a Prefeitura de Vitória da Conquista realizou uma oficina de capacitação sobre “Biologia, criação e manejo de abelhas sem ferrão”, voltada a criadores e interessados na área. A atividade aconteceu no Parque da Lagoa das Bateias e faz parte da programação da Semana Municipal do Meio Ambiente.
Bióloga e mestre em entomologia, Ingrid Sousa Costa conduziu a atividade. Ela explicou a proposta da capacitação: “Tanto para incrementar a produção, como iniciar a criação da abelha sem ferrão, seja pra propósitos comerciais, ou de polinização, de conservação, de expandir a meliponicultura. Em Conquista temos muitas pessoas que criam e que estão interessadas em criar abelha sem ferrão.”
A oficina teve a parte teórica, onde foram apresentados aspectos da biologia, criação e cultivo das abelhas sem ferrão; como também o momento prático, em que foi feita a transferência de uma abelha jataí, capturada em isca, para uma caixa de criação racional. Os participantes também puderam degustar o mel da abelha jataí, menos doce e mais fino que o mel comum, muito utilizado para fins medicinais.
Ubaldino Figueiredo iniciou a criação de abelhas sem ferrão jataí e mandaçaia em sua propriedade, visando à polinização de árvores frutíferas. “Já estamos sentindo o efeito positivo dessas abelhas nesse trabalho. Nós tínhamos um pouco de produção e, neste ano, já começamos a notar o incremento de frutas no nosso pomar”, contou. De acordo com ele, a capacitação irá contribuir bastante com esse processo: “Além do conhecimento prático, nós tivemos o conhecimento teórico, que vai nos ajudar a aperfeiçoar o nosso trabalho junto a essas abelhas.”
“Caminhando com o seu pet” – Também na tarde deste sábado, a Semana de Meio Ambiente promoveu a caminhada “Caminhando com o seu pet”, em torno da Lagoa das Bateias. “Nós planejamos esse evento para trazer a comunidade para usufruir o espaço, e pessoas do outro lado da cidade, de outras partes, que não costumam vir aqui. Hoje a gente fez a caminhada, que foi um sucesso, os animais adoraram, e os donos dos animais adoraram também”, avaliou a secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos.
Mín. 24° Máx. 25°