Segunda, 25 de Novembro de 2024
23°

Chuvas esparsas

Salvador, BA

Meio Ambiente Vitória da Conquista

Palestras abordam importância da preservação da biodiversidade na Semana de Meio Ambiente

Durante toda esta sexta-feira (2), a Prefeitura de Vitória da Conquista realizou uma série de palestras abordando diferentes perspectivas sobre a i...

02/06/2023 às 19h00
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA

Durante toda esta sexta-feira (2), a Prefeitura de Vitória da Conquista realizou uma série de palestras abordando diferentes perspectivas sobre a importância da conservação da biodiversidade. A programação aconteceu no auditório do Planetário Prof. Everardo Públio de Castro e faz parte da Semana Municipal de Meio Ambiente, que neste ano trabalha o tema “Parque Lagoa das Bateias: um lugar para todos, reconstruindo a biodiversidade”.

Durante a tarde, a veterinária do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), Rosana Ladeia, ministrou a palestra “Tráfico de animais silvestres e o impacto na biodiversidade”. De acordo com ela, em 23 anos de funcionamento, o Cetas já recebeu mais de 70 mil animais silvestres retirados na natureza por conta do tráfico, prática que impacta muito a biodiversidade e o equilíbrio da natureza.

“Animais silvestres são dispersores de sementes, controlam ecossistemas, toda uma cadeia alimentar, um animal depende do outro”, explicou. “As pessoas precisam se conscientizar de que cada animal tem o seu lugar na natureza, na floresta, nos mares, e isso precisa ser respeitado. Sem falar nas zoonoses, porque os animais silvestres trazem doenças para a nossa casa. Então, é preciso que as pessoas se conscientizem, se eduquem e não comprem animal silvestre”, completou.

Continua após a publicidade

As estudantes de Engenharia Ambiental do Ifba, Beatriz Menezes e Josianny Rocha, assistiram à apresentação e falaram sobre a importância de se debater o tema. “Os animais silvestres têm que ser livres, têm que ser soltos e não podem ficar presos em gaiolas, essas coisas. Então, é bem importante as pessoas saberem, escutarem palestras e estudos sobre essa área de biodiversidade, porque faz parte da nossa vida”, disse Josianny.

Para Beatriz, toda a sociedade tem responsabilidade com a preservação do meio ambiente. “Porque não é só sobre nós, mas sim sobre as próximas pessoas que virão. E a gente precisa voltar nossos olhos para o próximo, e não apenas sobre nossa época e nossa era, mas sim sobre aqueles que irão vir, e preservar para que todos venham a viver em harmonia com natureza. Porque ela é um recurso finito, a gente não pode desgastar, desgastar e desgastar, achando que sempre vai ter aquilo ali. Então, à medida que a gente tira, a gente precisa retornar também pra natureza, porque a gente precisa conviver com ela, e não apenas acabar com ela”, opinou.

Continua após a publicidade

Ao longo do dia, as palestras tiveram a colaboração de profissionais e acadêmicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente; da Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais; do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade; do Ifba; e da Uesb.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários