Desde março, o Governo para Pessoas tem trabalhado ininterruptamente na recuperação da biodiversidade do Parque Lagoa das Bateias. Até o momento, quase 3 mil toneladas de matéria orgânica e de lixo descartado de forma irregular no local já foram retirados, fazendo com que o espelho d’água comece a ser visto e que animais, que habitavam nesse local, como peixes e patos, retornassem.
Por esta razão, não haveria local melhor do que o Parque Lagoa das Bateias para iniciar, nesta quinta-feira (1°), a Semana Municipal de Meio Ambiente 2023, realizada pela Prefeitura. Além de lugar escolhido para sediar a abertura e grande parte do evento, o parque também é o tema principal da semana que trata do “Parque Lagoa das Bateias: um lugar para todos, reconstruindo a biodiversidade”.
A ideia é trazer aos olhos da comunidade a importância do trabalho que a gestão está realizando no local. “Nos orgulha muito o que estamos fazendo no Parque Lagoa das Bateias. Afinal, todos sabem as décadas de descaso e promessas não cumpridas para este lugar lindo que a natureza nos proveu”, enfatizou a prefeita Sheila Lemos em mensagem enviada ao evento. A gestora cumpre agenda institucional fora da cidade e por essa razão não pôde estar presente na abertura.
Natural de Vitória da Conquista e ex-estagiária do Centro de Triagem de Animais Silvestre (Cetas), a chefe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Léia Lobo, reconheceu os esforços do Município nas questões ambientais. “Por isso, é uma honra estar aqui. A Semana de Meio Ambiente vem para dar uma amplificada na divulgação dessas causas ambientais e que muitas vezes a população pode não olhar com tanto cuidado”, disse.
A programação da semana se estenderá até segunda-feira (5) e será composta por seminário (única atividade a ser realizada em outro espaço que não o Parque Lagoa das Bateias), plantio de mudas, oficinas, caminhada com pets e pedal ecológico. “Vamos abordar a biodiversidade, por meio de diversos aspectos. Por isso, convido a todos para participar dessa programação que preparamos com tanto cuidado”, pediu a titular do Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos.
A abertura da Semana de Meio Ambiente 2023 teve ainda um momento cultural com Evandro Correia e contou com a presença do coordenador do Deserg, Lucas Batista, que está à frente da ação de recuperação da lagoa, dos vereadores Luís Carlos Dudé, Subtenente Muniz, Edjaime Rosa, Nildo Freitas, Dinho dos Campinhos, Chico Estrela, a ex-vice-prefeita Irma Lemos, o tenente-coronel, Fernando Leite, além de gestores municipais.
Confira a programação completa!
Mín. 24° Máx. 25°