
A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Núcleo de Saúde na Escola, realizou nesta quinta-feira, 1º, uma palestra sobre primeiros-socorros, no auditório da Escola Sebastião Pedrosa, em Rio Branco.

O evento teve como objetivo fornecer conhecimentos sobre técnicas de primeiros-socorros aos alunos do Ensino Médio, tanto no ambiente escolar quanto em suas residências, capacitando-os para lidar com situações de emergência e contribuindo para a formação de cidadãos mais preparados e conscientes.
A palestra, ministrada pelas enfermeiras da SEE Carmem de Paula e Sâmia Viana, contou com a participação de aproximadamente 415 estudantes, distribuídos em 15 turmas.
Durante a apresentação, foram abordados diversos tópicos relacionados aos primeiros-socorros, incluindo ações a serem tomadas em casos de acidentes, quedas, fraturas, desmaios, crises convulsivas, engasgamentos e outras situações de emergência.

“A intenção é abordar vários aspectos dos primeiros-socorros com os estudantes, de maneira prática, demonstrando situações de acidentes que ocorrem com mais frequência no ambiente escolar, para que os alunos possam se preparar e atuar como agentes de salvamento em caso de necessidade”, explicou a enfermeira Sâmia Viana.
A iniciativa foi bem recebida pelos estudantes, que destacaram a relevância do conteúdo apresentado. Vítor James Ribeiro, aluno do segundo ano, de 16 anos, afirmou: “A palestra é muito interessante. As enfermeiras estão nos ensinando sobre os cuidados que devemos ter em casos de acidentes graves ou de menor intensidade. O conteúdo é muito produtivo, pois eu mesmo já me acidentei e não sabia o que fazer para controlar o sangramento. Agora, sei como agir”.

O Saúde na Escola oferece uma série de serviços, como consultas pediátricas ou com médicos da família, atendimentos odontológicos e palestras educativas abrangendo diversas temáticas, como doenças causadas pelo mosquito aedes aegypti, higiene corporal, prevenção da gravidez na adolescência, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e, é claro, primeiros-socorros.









Educação Rede Estadual de Ensino reforça modelo de escolas resilientes com Planos de Contingência para emergências meteorológicas
Educação Leia Paraná entra em campo com projeto da Copa e fortalece leitura nas escolas estaduais
Educação PND 2026: professores podem se inscrever a partir de segunda-feira
Educação Paraná tem a melhor taxa de frequência escolar do ensino médio do Brasil
Mato Grosso do Sul UEMS abre inscrições para novo curso superior de Licenciatura em Computação
Piauí Alunos da Uespi de Campo Maior são selecionados para estágio em instituições de referência nacional na área de biologia Mín. 23° Máx. 24°