Em meio aos preparativos para a Semana Municipal do Meio Ambiente, que será realizada de 1º a 5 de junho, a Prefeitura de Vitória da Conquista iniciou há cerca de duas semanas uma reforma na estrutura do museu localizado no Parque. Foram aplicadas novas camadas de pintura no piso e nas grades de proteção, além das paredes internas e externas.
Agora, o serviço está na fase de acabamento. Cinco servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente estão envolvidos em lixar e pintar o que ainda resta da estrutura. A reforma, que será finalizada até quinta-feira (1º), está incluída no cronograma da obra de revitalização total do Parque Lagoa das Bateias.
Ao mesmo tempo, outra equipe da Semma, formada por aproximadamente 10 pessoas, se dedica à jardinagem na área externa, podando copas de árvores, roçando e capinando as áreas verdes que necessitam desse serviço. A intervenção mais substancial de limpeza, envolvendo roçagem, retirada de areia e resíduos e caiação dos meios-fios, já foi feita antes por equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep).
“Esta revitalização está acontecendo para que a gente possa expor o material e o trabalho de educação ambiental dentro do museu, e também os animais taxidermizados que nós temos na Semma, além das parcerias com a Ufba e a Uesb, que têm animais taxidermizados que a gente utiliza nas palestras e que vamos utilizar bastante na Semana do Meio Ambiente”, informa a secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos.
Revitalização em andamento
Enquanto isso, segue o trabalho de revitalização iniciado em março, em toda a área de 503 mil metros quadrados que forma o Parque da Lagoa das Bateias. Até o momento, uma área de 70 mil metros quadrados já foi revitalizada, o que resultou em quase 3 mil toneladas de entulho retiradas do local. Uma equipe de 12 servidores trabalha diariamente na retirada das taboas. Parte do espelho d’água já está novamente à vista de quem passa pelo local, seja passeando ou praticando atividades físicas.
Além da lagoa, também serão revitalizados os campos, quiosques, parque infantil, a academia ao ar livre, a pista de caminhada e a ciclofaixa que estão na área do Parque. A Prefeitura pretende instalar, por exemplo, uma nova faixa para ciclistas de alta performance, na qual eles poderão treinar com mais velocidade e segurança.
Mín. 24° Máx. 25°