

A Escola Municipal Nestor Fonseca, situada no povoado quilombola de Barrocas, foi entregue à população nesta sexta-feira (26), após um intenso processo de reforma e revitalização que custou aos cofres municipais R$ 111,7 mil. Esta foi a 66ª unidade escolar a ser reestruturada pelo Governo Municipal desde o início de 2022. O investimento na revitalização da infraestrutura da Rede Municipal de Ensino já totalizou R$ 18,7 milhões.
Com 116 alunos, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, a Nestor Fonseca integra o Círculo Escolar Integrado de Capinal – que possui ainda as escolas Maria Leal, com 680 estudantes, e a Goiabeira II, com 92.

Na escola de Barrocas, a reforma começou em outubro e foi concluída na semana passada. Houve revisão nas instalações elétricas e hidráulicas, pintura com elementos lúdicos em todo o prédio, colocação de forro em todos os ambientes e substituição de portas. O refeitório e o acesso aos sanitários ganharam cobertura metálica e o pátio recebeu novo piso, além de passeio, instalação de um portão lateral para saída de emergência e um parque infantil.
Durante a cerimônia de reinauguração da escola, a equipe da Smed deixou exposto, na porta de entrada, um mural com fotografias da antiga estrutura, anterior à reforma, e a atual, depois da revitalização realizada pela Prefeitura.
“Não foi só uma reforma. Com as alterações que foram feitas, foi devolvida a dignidade aos nossos alunos”, comemorou a diretora Margareth Barreto, enquanto analisava o antes e depois. “O ambiente alfabetizador perpassa as paredes da sala de aula. Antes, nós não conseguíamos colar um cartaz, pois elas estavam estragadas. Então, digo que a escola ganhou mais dignidade”, exaltou a diretora.
Também foi essa a impressão manifestada pela presidente da Associação de Moradores de Barrocas, Jamile Silva. “Essa reforma foi importante. É mais uma conquista da nossa comunidade, saber que nós podemos contar com o Governo Municipal “, afirmou a líder comunitária.
Ex-aluna da Escola Municipal Nestor Fonseca, a autônoma Lariele Santos, 26 anos, também enalteceu a nova estrutura do ambiente escolar – no qual, a partir de agora, seu filho Iudi, de 5 anos, poderá desfrutar de um parque infantil, algo que não existia quando ela estudava na escola. “É uma diferença enorme. Melhorou bastante, não tem nem o que falar”, disse a moradora, que agradeceu pelos brinquedos, o novo piso, a cobertura e o local mais propício ao acesso dos veículos que transportam a merenda escolar.

Ao se referir às pessoas que trabalham e estudam na Nestor Fonseca, o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, elogiou o aspecto organizado da unidade escolar. “Nós vemos o quanto vocês cuidam primorosamente deste espaço escolar. Está a olhos vistos a maneira como é bem cuidado”, reconheceu o secretário, antes de se referir à política de recuperação da estrutura física da Rede Municipal: “Este é um momento ímpar, um momento histórico. Em dois anos de governo, a prefeita Sheila Lemos não tem medido esforços para dotar a Rede Municipal com os melhores recursos. Se hoje estamos entre os melhores índices da Bahia, isso se deve a todo o trabalho que vem sendo construído nos últimos anos”.

Depois de elogiar a nova aparência da escola, a prefeita Sheila Lemos reforçou que a recuperação da Nestor Fonseca, assim como das outras 65 unidades reformadas desde 2022, faz parte de um projeto educacional. “O ambiente precisa ser lúdico e confortável, tanto para os alunos quanto para os profissionais da educação que trabalham na nossa Rede Municipal. Não queremos mais ter diferenças entre as escolas da zona rural e as da zona urbana. Queremos as escolas da mesma forma, com a mesma estrutura física, com a mesma qualidade de ensino, porque as crianças da zona rural precisam ter o mesmo aprendizado das crianças da zona urbana”, defendeu a gestora.
“Não existe sociedade justa, equilibrada, equânime, se a educação não for basilar”, afirmou ainda a prefeita. “E é isso que estamos fazendo com as nossas escolas: estrutura física adequada, professores qualificados e valorizados. Assim, teremos uma educação que verdadeiramente ensine em Vitória da Conquista”, concluiu.
Educação Rede Estadual de Ensino reforça modelo de escolas resilientes com Planos de Contingência para emergências meteorológicas
Educação Leia Paraná entra em campo com projeto da Copa e fortalece leitura nas escolas estaduais
Educação PND 2026: professores podem se inscrever a partir de segunda-feira
Educação Paraná tem a melhor taxa de frequência escolar do ensino médio do Brasil
Mato Grosso do Sul UEMS abre inscrições para novo curso superior de Licenciatura em Computação
Piauí Alunos da Uespi de Campo Maior são selecionados para estágio em instituições de referência nacional na área de biologia Mín. 23° Máx. 24°