
O vice-governador Gabriel Souza esteve em Restinga Sêca, nesta sexta-feira (26/5), para participar do segundo encontro do Movimento pela Educação, promovido pela Assembleia Legislativa. Dividido em nove eventos, realizados em diferentes regiões do Estado, o projeto tem o objetivo de ampliar as discussões sobre a qualidade do sistema de ensino no Rio Grande do Sul. O secretário de Assistência Social, Beto Fantinel, também esteve presente.
Ao receber uma carta construída pelo movimento, que propõe o debate coletivo sobre demandas e melhorias para a educação, Gabriel destacou a importância da união entre os poderes públicos – como o caso do Executivo e do Legislativo estaduais – e a sociedade para fortalecer o debate e as ações para o setor.

“A educação é prioridade para o governo estadual e está sendo tratada da mesma forma pelo Parlamento, a Casa do Povo. É assim, envolvendo todos os entes, sociedade civil organizada e instituições que ampliaremos projetos e investimentos para o ensino”, disse.
Na terça-feira (23/5), o vice-governador também esteve no município conferindo obras de infraestrutura rodoviária realizadas com investimentos do Estado. “São melhorias que ajudam a desenvolver a região e o Estado como um todo. Ao mesmo tempo, estamos viabilizando medidas para qualificar o nosso capital humano e a nossa mão de obra para promovermos avanços ainda maiores”, complementou. Ele citou iniciativas como o programa Todo Jovem na Escola, que em abril pagou bolsas de R$ 150 para apoiar os estudos de cerca de 84 mil jovens de baixa renda.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchin, reforçou o discurso de atenção total ao tema. “Priorizamos a educação na nossa gestão. Estamos promovendo debates sobre o assunto e buscando referências exitosas na área, tanto no Rio Grande do Sul como em outros estados. Trouxemos a discussão sobre o ensino para o Parlamento, com o propósito de construir o Marco Legal da Educação e contribuir com o desenvolvimento das crianças e dos jovens”, explicou.
O Movimento pela Educação realizará seus encontros em municípios de cada uma das regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). Entre os eixos prioritários, estão a alfabetização no tempo correto de desenvolvimento, o Ensino Médio em tempo integral com introdução à profissionalização, o fortalecimento da carreira docente e a expansão do uso da tecnologia em sala de aula.
Texto: Juliane Soska/Ascom GVG
Edição: Vitor Necchi/Secom
Educação Rede Estadual de Ensino reforça modelo de escolas resilientes com Planos de Contingência para emergências meteorológicas
Educação Leia Paraná entra em campo com projeto da Copa e fortalece leitura nas escolas estaduais
Educação PND 2026: professores podem se inscrever a partir de segunda-feira
Educação Paraná tem a melhor taxa de frequência escolar do ensino médio do Brasil
Mato Grosso do Sul UEMS abre inscrições para novo curso superior de Licenciatura em Computação
Piauí Alunos da Uespi de Campo Maior são selecionados para estágio em instituições de referência nacional na área de biologia Mín. 23° Máx. 24°