As novas resoluções do Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador Olímpico e Paralímpico FazAtleta com 35 projetos aprovados foram divulgadas na edição da terça-feira (23), no Diário Oficial do Estado (DOE). Ao todo, 33 atletas e dois eventos esportivos foram contemplados no programa que beneficia e busca o desenvolvimento do esporte em inúmeras modalidades por toda a Bahia, por meio do Governo do Estado.
Para este ano, estão sendo disponibilizados R$ 6 milhões, mesmo valor executado em 2022, após um incremento inédito nos R$ 4,5 milhões previstos inicialmente. As propostas são aprovadas pela Comissão Gerenciadora do FazAtleta, presidida por Vicente Neto, diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Entre os atletas, as modalidades mais contempladas foram: ciclismo, com 19 representantes; judô, com sete; e tênis, com cinco. Os ciclistas já acumulam 35 projetos de atletas aprovados em 2023. O judô fica em segundo no ano com 14 atletas ao todo. Ambas as modalidades são uma das que mais trazem títulos e bons resultados no país e fora dele para o estado.
No tênis, os atletas, que disputam circuitos nacionais e internacionais, Enrico Figueiredo, Gabriel Godoy, Gabriela Bettoni e Luana Paiva já faziam parte do programa no ano passado e seguem neste ano. A novidade é o tenista Bernardo Belitardo. Além deles, Gabriel Rebouças Cardoso, na natação, e Phidelcina Ramos, no karatê, completam o grupo nesta lista de 2023, repetindo anos anteriores.
Eventos
O ciclismo também está presente na lista dos eventos com o Suba 100, organizado pela Federação Baiana de Ciclismo (FBC) e previsto para este final de semana, começando na sexta-feira (26) até domingo (28), na cidade de Santa Terezinha. Desde 2015 no mesmo local, o evento de Mountain Bike XCM terá um percurso de 160 km e altimetria acumulada superior a quatro mil metros, com previsão de 1.500 competidores.
Com a previsão de 1.200 atletas participantes, a corrida de rua Turbo Run chega à terceira edição, sob a supervisão técnica da Federação Baiana de Atletismo (FBA), no dia 4 de junho, em Salvador. Após a primeira edição no Dique do Tororó, o local de largada será no estacionamento do Jardim de Alah, como na segunda etapa, com os percursos de 5 km e 10 km.
Programa
Criado em 1999, o FazAtleta é destinado a atletas, equipes e eventos, por meio do abatimento de até 80% do valor total do projeto esportivo como abatimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), enquanto os 20% restantes são de recursos diretos, para a empresa patrocinada. O proponente precisa apresentar um projeto com todos os documentos necessários e divulgados no site da Setre, na seção FazAtleta, que será submetida a uma análise prévia e, caso tudo esteja correto, à comissão gerenciadora.
Fonte:Ascom/Sudesb
Mín. 23° Máx. 26°