A Prefeitura de Vitória da Conquista vai promover mais uma edição da Semana do Meio Ambiente. O evento, que começa no dia 1º – Dia Mundial do Meio Ambiente – segue até o dia 5. Entre as novidades, está o fato de, pela primeira vez, o evento ser realizado na Lagoa das Bateias, área verde com 503 mil metros quadrados situada na zona oeste da cidade.
Este ano, a Semana dará ênfase às discussões sobre a biodiversidade, cuja data é celebrada anualmente no dia 22 de maio – Dia Internacional da Biodiversidade. A ideia é abordá-la por meio de tópicos como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o tráfico de animais silvestres, a apicultura, a produção de hortaliças e a inserção de Vitória da Conquista nesse universo, entre outras temáticas.
“A biodiversidade é uma das questões mais importantes para nós como seres humanos, pois é o conjunto de todos os seres existentes, desde plantas, animais, micro-organismos, bactérias, vírus, entre outros. É justamente essa diversidade de espécies que faz com que o nosso planeta sobreviva. Ela tem um papel importante como fonte de alimento, energia e matéria-prima. Até a fabricação de roupas e cosméticos, de tudo o que a gente utiliza para sobreviver”, diz a secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, acrescentando: “Dependemos da riqueza da biodiversidade, e, por isso, é importante termos esse cuidado e essa preocupação de preservar o meio ambiente”.
Além dos momentos de reflexão, que incluem palestras e minicursos, haverá atividades práticas, a exemplo de caminhadas, plantio de mudas e eventos esportivos – que incluem, por exemplo, ciclismo, jiu-jitsu, zumba e futebol. Para as crianças, o evento vai disponibilizar brinquedos e outras opções de lazer.“Vamos ter uma gama de atividades, todas voltadas para a população poder usufruir um pouquinho desse ambiente maravilhoso que é a Lagoa das Bateias”, informa Ana Cláudia.
Lagoa das Bateias
Desde o início de março, o Parque Lagoa das Bateias passa por um processo de revitalização iniciado com serviços de roçagem, limpeza geral e retirada das taboas que ocupavam quase toda a extensão do espelho d’água, impedindo-o de ser visto por quem passa pelo local.
A intervenção, que envolve a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), por meio do Deserg, a de Meio Ambiente (Semma) e a Guarda Municipal, também prevê a realização de melhoramentos na infraestrutura da área ao redor da lagoa. Ainda serão reformados a ciclovia, o calçadão, os espaços dedicados à prática de esportes e os quiosques. Novos equipamentos serão instalados, ampliando a oferta de opções de lazer.
A escolha do lugar para a realização da Semana do Meio Ambiente não foi por caso, segundo Ana Cláudia. “Tivemos essa preocupação porque é uma área com ninhais, fontes e é importantíssima para o nosso município. Nesse sentido de demonstrar para as pessoas a importância da preservação dos ecossistemas e da biodiversidade para todos nós como seres humanos”, destaca a secretária.
“E, principalmente, puxando para o nosso município, é para a gente entender os locais que são importantes para que a gente tenha esse cuidado com a natureza. E um deles é a Lagoa das Bateias”, reforça a titular da Semma.
Confira a programação da Semana do Meio Ambiente:
Mín. 24° Máx. 25°