Sunday, 28 de June de 2026
24°

Tempo nublado

Salvador, BA

Saúde Bahia

Unidades de saúde desenvolvem ações na campanha de valorização dos cuidados às gestantes e puérperas na rede municipal

USF RoseiraNeste mês de maio, todas as unidades de saúde da Atenção Básica, da zona urbana e rural, estão realizando ações de mobilização com as ge...

22/05/2023 às 17h10
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
USF Roseira
USF Roseira

Neste mês de maio, todas as unidades de saúde da Atenção Básica, da zona urbana e rural, estão realizando ações de mobilização com as gestantes e puérperas dos territórios, dentro da campanha Maio Materno, que busca a valorização dos cuidados ofertados a esse público-alvo dos serviços da rede municipal.

Neste ano, a campanha tem como tema “Uma vida saudável começa no pré-natal” e os dias D desenvolvidos pelas unidades têm o intuito de fortalecer as ações educativas com temas relacionados à gravidez e puerpério, dando ênfase aos indicadores de pré-natal do Programa Previne Brasil, que inclui: detecção precoce da gestação, importância da adesão ao pré-natal, pré-natal odontológico, testagem rápida diagnóstica para HIV e sífilis, dentre outros.

USF Solange Hortélio
USF Solange Hortélio

A campanha também intensifica as visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde às gestantes e puérperas dos seus territórios, e a busca ativa daquelas que estão em situação vulnerabilidade, resistentes à assistência em saúde. Além disso, busca estimular à participação da parceria no processo de gestação, com o pré-natal do parceiro.

“A gente vem pregando esse tipo de assistência em saúde para as gestantes e puérperas e todas as equipes envolvidas nas ações do Maio Materno, no que é previsto em relação à assistência a essas gestantes. Tudo isso visando que todas elas tenham assistência e acesso ao pré-natal, para reduzir os riscos de intercorrências obstétricas e morbimortalidade materna, e garantir o nascimento de uma criança saudável”, destacou a diretora de Atenção Básica, Ana Maria Ferraz.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários