
O Dia Nacional de Luta Antimanicomial é comemorado em 18 de maio. Almejando o cuidado em liberdade, órgãos governamentais e movimentos sociais se dedicam à garantia dos direitos das pessoas com sofrimento mental. No Acre, o governo do Estado, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), da Secretaria de Saúde (Sesacre), vem contribuindo para a construção do debate acerca da temática.

Evidenciando isso, o Centro de Convivência e Cultura Arte de Ser (Cecco), em parceria com o Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera), do Ministério Público do Acre (MPAC), inaugurou nesta quinta-feira, 18, uma exposição com pinturas e fotografias, na sede da Sesacre, em Rio Branco.
A mostra é fruto da Oficina de Expressão Livre Artística do Arte de Ser e da Exposição (In) visíveis do MPAC. O objetivo é demonstrar que quando são criados os espaços de convivência e cultura, as potencialidades das pessoas vêm à tona. A exibição, que estará disponível ao público até o final do mês, auxilia na desconstrução de estigmas sociais adquiridos por influência das práticas manicomiais no país.

“Trabalhamos dentro da perspectiva do cuidado que respeita o direito das pessoas, e que utiliza várias ferramentas que contribuem para a redução da necessidade de internação e do uso excessivo de medicação. É uma estratégia importante, dentro dessa proposta que o movimento da luta antimanicomial trouxe para o país: promover a autonomia e a cidadania das pessoas que têm um transtorno mental, que estão em sofrimento, ou que fazem o uso abusivo de álcool e outras drogas”, explicou a coordenadora do Arte de Ser, Amanda Schoenmaker.
Gleni Bardales, 43 anos, participa das atividades do Arte de Ser ao lado da filha. “O centro é fundamental para o cuidado em liberdade, pois ensina como as pessoas podem se expressar de forma tranquila. Os usuários aprendem a conduzir os sentimentos e expô-los através da arte. Tem ajudado a minha filha. Com a arte-terapia ela tem se desenvolvido bastante”, disse.

O presidente do Movimento Nacional Vidas nas Ruas, no Acre, Eloiso Ermelindo da Silva, mais conhecido como Sorriso, parabenizou a organização do evento. “Vamos fortalecer essa rede, pois é uma das únicas que trabalha bem nesse estado e que tem um olhar diferenciado para as pessoas em situação de rua”, declarou.












Sergipe Especialista orienta cuidados em casos de queimaduras por caravelas
Sergipe Segundona do Turista reúne cultura popular, quadrilha junina e forró nesta segunda-feira, 29
Saúde Hospital universitário no Rio inaugura era de UTIs Inteligentes no SUS Mín. 24° Máx. 26°