As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças, a exemplo de depressão e hipertensão, dentre tantas outras enfermidades físicas e psíquicas. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas. Atualmente, as PICS são ofertadas em Camaçari, pela Secretaria da Saúde (Sesau), nas Academias da Saúde da sede e da costa, em algumas Unidades de Saúde da Família (USFs), nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e no Centro de Atenção à Saúde da Mulher (Casm).
Entre as PICS realizadas pela Sesau estão: a auriculoterapia, acupuntura, ventosaterapia, Yoga, Lian Gong, meditação, musicoterapia, terapia de família, Reiki, entre outras. Além de ocorrerem de forma coletiva nas Academias da Saúde de Arembepe e sede, nos Caps e no Casm, as PICS também são ofertadas durante as consultas com pacientes na Atenção Primária nas USFs Novo Horizonte, Nova Vitória, Vila de Abrantes, Fonte da Caixa, Monte Gordo, PHOC III e Areia.
O Secretário da Saúde (Sesau) de Camaçari, Elias Natan, destaca a importância das práticas para saúde da população. “Saúde é prevenção. Vivemos numa sociedade em que a saúde está relacionada a remédio, exames e consultas médicas. Quando na verdade, o conceito de saúde está diretamente ligado à prevenção, através de atividades físicas, alimentação saudável e atividades como as PICS. O maior desafio da saúde pública hoje é incentivar as pessoas a cuidarem de sua saúde adotando esses hábitos. E as PICS são uma forma sensacional de ensinar isso à população”.
Mín. 26° Máx. 27°