
Uma operação Lei Seca, realizada nessa sexta-feira (12/5), resultou em 192 pessoas e 132 veículos abordados e 17 motoristas flagrados alcoolizados, sendo que dois foram presos por crime de embriaguez. A ação foi realizada de forma conjunta pelas forças de segurança em Belo Horizonte e na Região Metropolitana, dentro da campanha Sou pela Vida, Dirijo sem Bebida. As abordagens foram realizadas com a presença de profissionais da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) , da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Batalhão de Polícia de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRV), Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) , Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) e Guarda Municipal.

A operação tem o objetivo de alertar e conscientizar os condutores sobre a perigosa mistura de álcool e direção. Durante as abordagens são verificadas também as condições dos veículos, a documentação do carro e dos condutores, além de posse e porte de drogas e armas de fogo e possíveis mandados de prisão em aberto. Sete veículos foram removidos durante as operações dessa sexta-feira.
Os dois motoristas presos foram conduzidos à prisão por policiais penais do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), que também operaram drones de monitoramento nos pontos de abordagem. Agentes socioeducativos também deram suporte dentro da estrutura do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), que estava em um dos pontos de fiscalização. Representantes das forças de segurança atuaram de forma integrada na carreta, recebendo imagens instantâneas dos drones. O Plantão Digital da Polícia Civil também operou dentro do CICC Móvel, levando mais agilidade e economia de recursos públicos ao evitar deslocamentos desnecessários até uma Delegacia de Polícia.
A carreta do CICCM conta com tecnologia de ponta, doze estações de trabalho e acesso à internet, que auxilia na tomada de decisões rápidas e estratégicas, possibilitando o acesso aos diferentes sistemas de segurança.
Sou pela Vida, Dirijo sem Bebida
A campanha Sou pela Vida, Dirijo sem Bebida atua com foco principal na fiscalização e combate à mistura perigosa de álcool e volante. A iniciativa busca reduzir o número de acidentes de trânsito e de mortes em vias e rodovias do estado. Ela tem coordenação da Sejusp e planejamento e execução conjunta com Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal de Belo Horizonte e de alguns municípios do interior e BHTrans (na capital).
Parauapebas - PA Operação “Vidas por um Fio” encerra etapa educativa e reforça combate ao uso de cerol e linha chilena em Parauapebas
Piauí Cãorrida 2026 une esporte, bem-estar animal e ação solidária; evento será no dia 27 de julho e inscrições seguem abertas
Segurança Pública Polícia Civil do Paraná apreende armas e haxixe na Rodoviária de Curitiba
Ceará Policial militar de folga salva recém-nascido engasgado em Fortaleza
Segurança Pública Estado inicia obras da nova Casa de Custódia de Umuarama com investimento de R$ 43,3 milhões
Segurança Pública Umuarama registra redução de 67% nos homicídios desde 2018
Segurança Pública Com ações das forças de segurança, Umuarama tem queda de 67% nos homicídios desde 2018
Marabá - PA SMSI: Prefeitura entrega 50 dispositivos Spark Z 2.0 ao Departamento Municipal de Segurança Patrimonial
Ceará Na segunda incineração de 2026, PCCE destrói mais de três toneladas de drogas apreendidas no Ceará Mín. 23° Máx. 24°