
Uma sessão solene, em comemoração ao Dia Mundial da Enfermagem, foi realizada nesta quinta-feira, 11, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Deputados, secretários de Estado e do município, representantes sindicais e demais autoridades prestaram homenagem à classe, que corresponde à maior força de trabalho da saúde pública e privada no país.

Em fala, o titular da pasta da Saúde estadual, Pedro Pascoal, salientou a importância da Enfermagem para o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). “Não se faz medicina sem esses nobres profissionais. Eu, como gestor da pasta, me comprometo, com responsabilidade, a sentar com todos para desenharmos uma maneira de contemplá-los”, disse.

O presidente da Comissão da Saúde na Aleac, o deputado estadual Adailton Cruz, que é enfermeiro de formação, destacou os avanços da categoria. “No Acre, mais de 12 mil profissionais estão inscritos no Conselho Regional de Enfermagem. Ao longo dos anos, vêm construindo e fazendo saúde com muita segurança, competência e responsabilidade. E esses avanços devem estar acompanhados de valorização e reconhecimento”, falou.
“Nós somos compostos de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. Na pandemia, nós nos contaminamos de forma maciça. Fizemos o nosso melhor por aquelas vidas. Tiramos coragem e vigor de onde não tínhamos. Perdemos colegas de profissão, tivemos medo de morrer. E, aos que têm o poder de transformar as nossas necessidades em realidade, imploramos ação”, expressou a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Acre, Lunaira Cavalcante.

Representando a classe homenageada, a enfermeira Celene Prado se emocionou com o reconhecimento. “Sou enfermeira há 30 anos. É uma história de amor, cuidado e empatia. É isso que eu gosto, de dar o meu melhor para as pessoas, principalmente nos momentos em que estão precisando mais. Hoje me sinto respeitada e acolhida com essa homenagem”, declarou.
Dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo. No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio comemora-se a Semana da Enfermagem.









Saúde Santa Catarina supera o próprio recorde e ultrapassa as 140 mil cirurgias oftalmológicas em um ano
Sergipe Especialista orienta cuidados em casos de queimaduras por caravelas
Sergipe Segundona do Turista reúne cultura popular, quadrilha junina e forró nesta segunda-feira, 29
Saúde Hospital universitário no Rio inaugura era de UTIs Inteligentes no SUS
Piauí Sesapi abre seleção de instrutores para capacitação de enfermeiros na inserção do Implanon
Cuiabá - MT Conferência Municipal de Saúde começa nesta segunda-feira (29)
Piauí Ceir promove minicurso sobre estratégias de ensino e aprendizagem para crianças com autismo
Mato Grosso do Sul MS consolida protagonismo e recebe reconhecimento internacional por vigilância de vírus respiratórios
Sergipe Exposição 'Arte, Processo & Sentir' fica disponível até o dia 30 de julho na Secult Mín. 24° Máx. 26°